Banca de DEFESA: ANTONIO VIEIRA DE JESUS

DATA: 22/02/2013
LOCAL: Sala de aula do Mestrado emCiencias e Saude
TÍTULO:

ANÁLISE DOS PACIENTES COM INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO ADMITIDOS EM SERVIÇO DE URGÊNCIA DE REFERÊNCIA EM TERESINA

PALAVRAS-CHAVES:

Síndrome Coronariana Aguda; Infarto do Miocárdio; Perfil Clínico Epidemiológico.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
SUBÁREA: Clínica Médica
ESPECIALIDADE: Cardiologia

INTRODUÇÃO: As doenças cardiovasculares apresentam um papel preponderante dentre as causas de morbimortalidade, sendo o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) a principal causa de morte em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Esta patologia constitui uma das apresentações da síndrome coronariana aguda(SCA), que inclui além do  IAM com supradesnivelamento do segmento de ST(IAMCSST),sem supradesnivelamento do segmento ST(IAMSSST) e  a angina instável(AI).  No Brasil, a exemplo do mundo, o IAM possui alto impacto em termos de hospitalizações e mortalidade e uma sobrecarga  de recursos financeiros, seu crescimento acelerado em países em desenvolvimento representa uma das questões públicas mais relevantes apesar do avanço no diagnóstico e terapêutico. OBJETIVO:Este trabalho teve como objetivo analisar casos de infarto agudo do miocárdio quanto ao perfil epidemiológico, tratamento inicial e desfecho de tais indivíduos em Hospital de Urgência de Teresina. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo retrospectivo, descritivo com abordagem quantitativa e será desenvolvida através de revisão de prontuários dos pacientes internados em um do Hospital de Urgência de Teresina com diagnóstico de Infarto Agudo do miocárdio. O presente estudo será divido em duas etapas: primeiramente será realizado um levantamento dos prontuários dos pacientes que foram internados com diagnóstico de Infarto agudo do Miocárdio, através do sistema de informática do hospital e depois solicitado os prontuários no Serviço de Arquivo Médico e Estatística. Após levantamento dos prontuários será confirmado o diagnóstico de IAM pelos exames complementares: Quadro clínico descrito, ECG com alteração típica de IAM e a elevação dos marcadores cardíacos que é a troponina e CKMb.

Interno - 2365867 - MAURICIO BATISTA PAES LANDIM
Interno - 423325 - VIRIATO CAMPELO
Notícia cadastrada em: 29/01/2013 15:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 07:26