Notícias

Banca de DEFESA: MONICA MARIA PEREIRA MARQUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MONICA MARIA PEREIRA MARQUES
DATA: 07/05/2018
HORA: 08:30
LOCAL: Sala do Conselho Departamental, no Centro de Ciências da Saúde, situado na Avenida Frei Serafim, Nº
TÍTULO: Estado nutricional, padrão de refeições e adequação do consumo alimentar de adolescentes de instituições de ensino público e privado.
PALAVRAS-CHAVES: Adolescentes; Estado Nutricional; Consumo Alimentar; Padrão Alimentar.
PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO:

Introdução: Na adolescência o organismo apresenta requerimento de nutrientes elevados para suprir as necessidades de crescimento e desenvolvimento acelerado, dessa forma, são necessárias práticas alimentares adequadas para não comprometer o pleno desenvolvimento. Objetivo: Determinar o estado nutricional, o padrão das refeições e a adequação do consumo alimentar dos macronutrientes por adolescentes de escolas públicas e privadas de Teresina-Piauí. Metodologia: Estudo transversal realizado de junho a agosto de 2016, com 685 adolescentes de 14 a 19 anos de escolas públicas e privadas da cidade de Teresina, Piauí. Para determinação do estado nutricional utilizou-se o indicador IMC-para-idade. O consumo alimentar foi avaliado por meio do Recordatório 24 h que foi utilizado para verificar o padrão das refeições e a adequação do consumo alimentar. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFPI e todos os participantes assinaram o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para análise estatística, foram utilizados o teste qui-quadrado e t de Student, com nível de significância de 95%. Resultados e Discussão: Foram avaliados 674 adolescentes. Cuja amostra apresentou uniformidade entre a proporção de idade, sexo e rede de ensino. Houve baixa prevalência de magreza com apenas 3,4%, 76,9% de eutrofia, e 19,7% excesso de peso e obesidade, com maior prevalência nas escolas privadas. O padrão de refeições demostrou que a maioria dos adolescentes consumia as três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar), omitiam os lanches intermediários e, substituíam principalmente o jantar por lanches. Os alimentos utilizados na substituição do almoço e jantar foram: frutas, vitaminas, sucos de frutas, leite e derivados e alimentos que além de nutritivos, fazem parte do cardápio regional, bolo de sal/ queijo, cuscuz de milho e de arroz, e tapioca. As proteínas obtiveram adequação do consumo entre os macronutrientes analisados. O consumo de carboidratos, lipídios e calorias apresentou déficit, e com destaque para inadequação no consumo das fibras alimentares.  Conclusão: Concluiu-se que a maioria dos adolescentes pesquisados apresentou estado nutricional adequado, padrão de refeições inadequado e consumo alimentar com baixa porcentagem de inadequação, estando elevada a inadequação apenas para as fibras alimentares. 

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 849.404.253-04 - AMANDA DE CASTRO AMORIM - UFPI
Externo ao Programa - 1167593 - KEILA REJANE OLIVEIRA GOMES
Externo à Instituição - LUCIANA BARROS DE MOURA NEIVA - UNINOVAFAPI
Presidente - 1167746 - REGILDA SARAIVA DOS REIS MOREIRA ARAUJO
Notícia cadastrada em: 26/04/2018 14:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 25/04/2024 05:02