Banca de DEFESA: LARRUAMA SOARES FIGUEIREDO DE ARAÚJO

DISCENTE: LARRUAMA SOARES FIGUEIREDO DE ARAÚJO
DATA: 31/08/2018
LOCAL: Sala do Conselho Departamental, no Centro de Ciências da Saúde, situado na Avenida Frei Serafim, Nº
TÍTULO: MULHERES E CÂNCER DE MAMA: ITINERÁRIOS NO CUIDADO À SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Itinerário terapêutico; Acesso aos serviços de saúde; Câncer de mama
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

As estatísticas sobre o câncer de mama são significativas. Com aproximadamente dois milhões de novos casos por ano no mundo, é responsável por meio milhão de óbitos todos os anos, e representa um grande desafio para a saúde pública. Na escolha de um caminho em busca de solução para a doença, os pacientes traçam alternativas diferenciadas. Diante disso, o objetivo do estudo foi compreender a experiência de cuidado à saúde de mulheres com câncer de mama na cidade de Parnaíba – Piauí. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com sete mulheres, recrutadas na Clínica João Silva Filho, onde funciona a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia - UNACON da cidade de Parnaíba. Os critérios de inclusão envolveram: ser mulher, maior de 18 anos, cadastrada na clínica para tratamento e que assinassem o TCLE. O instrumento para a produção dos dados foi a entrevista não diretiva e para a realização da análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin. As informações foram agrupadas em quatro categorias temáticas: 1) Percepção sobre saúde, doença e cuidado; 2) Ser mulher com câncer de mama; 3) O itinerário de mulheres com câncer e a construção da rede de cuidados e saúde; E 4) Sentidos atribuídos ao câncer. As escolhas das mulheres durante o processo saúde/doença/cuidado expressam construções em um contexto amplo, envolvendo as experiências vivenciadas por cada pessoa durante sua trajetória de vida. O itinerário se desenvolve então, num contexto abrangente, não é linear e não segue a formalização prevista pelo Ministério da Saúde, pois as escolhas das mulheres são circunstanciais, se constroem a partir das necessidades dos sujeitos e das potencialidades do território.

Externo ao Programa - 2059377 - FABIO SOLON TAJRA
Presidente - 423005 - JOSE IVO DOS SANTOS PEDROSA
Interno - 1551620 - MARIA ZELIA DE ARAUJO MADEIRA
Interno - 423325 - VIRIATO CAMPELO