Banca de DEFESA: NARA MAGALHÃES CARVALHO

DATA: 15/04/2015
LOCAL: ciencias e saúde-ufpi
TÍTULO:

"Universidade e a Política Nacional de Humanização: Reflexões Aplicadas ao Ensino de Enfermagem"

PALAVRAS-CHAVES:

Política Nacional de Humanização.Enfermagem.Ensino na Saúde

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Objetivo: analisar o Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, no campus de Teresina, em relação ao ensino da humanização em Saúde. Métodos: estudo descritivo exploratório, com abordagem qualitativa. Para a análise documental utilizou-se como fonte de informações a descrição das características apresentadas pelo curso em termos de infraestrutura, corpo docente, corpo discente, projeto pedagógico, ementas, com base nos dados institucionais do sistema de informações e nos documentos institucionais da Pró -Reitoria de Ensino e Graduação (PREG). As entrevistas foram realizadas através de um roteiro semiestruturado com vinte e sete informantes-chaves entre os corpos docentes e discentes que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado.Resultados: os dados revelam uma preocupação e convergência tanto a nível institucional como dos sujeitos, à inserção dos conteúdos humanísticos no currículo, por encontrarem-se em seu programa de ensino pontos de contato com essa formação e em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais proposto para a saúde. Porém, foram reveladas fragilidades na formação do enfermeiro da UFPI. Averiguou-se uma deficiente integração e interdisciplinaridade no Curso, predominando a adoção do modelo de ensino tradicional, fragmentado, em acordo com o que propõe o paradigma biomédico. Observou-se o distanciamento entre ensino e serviço e consequentemente em detrimento da oferta de oportunidades que estimulem as habilidades para executar o serviço humanizado no e para o SUS. Conclusão: emergiu a necessidade da realização de reflexões sobre a inclusão efetiva dos conteúdos humanísticos na graduação em enfermagem da UFPI, e a precisão de desenvolver oportunidades práticas de ensino-aprendizagem que estimulem habilidades correlatas para a promoção do cuidado sensível na saúde, na perspectiva de uma formação reflexiva, ética, moral e integrada ao ensino-serviço, com maior ênfase às ciências sociais e humanas, às Políticas Públicas de Saúde, especialmente à PNH e ao SUS. Espera-se contribuir com a ciência e para mudanças significativas no processo de gestão, organização do trabalho, ensino na área da saúde e a construção de uma consciência coletiva de todos os envolvidos no processo educacional, com o ingresso de profissionais melhor qualificados e com uma atuação voltada a uma assistência integral e universal a população.

Interno - 1552848 - ANA ROBERTA VILAROUCA DA SILVA
Externo ao Programa - 6422171 - INEZ SAMPAIO NERY
Externo à Instituição - MIRIAN PERPÉTUA PALHA DIAS PARENTE - UESPI
Presidente - 423325 - VIRIATO CAMPELO