Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Na tarde desta segunda-feira (03), ocorreu a Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O Auditório do Programa, localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS), recepcionou a Profa. Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell, 1ª Professora Visitante do PPGENF, para ministrar o tema “Desafios e Perspectivas com vistas a Internacionalização e a ampliação da Produção Científica e Tecnológica em Saúde”.

A abertura da solenidade contou com a presença da Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira; da Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), Profa. Dra. Regina Lúcia Ferreira Gomes; da Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF), Profa. Dra. Maria Eliete Batista Moura; da Chefe do Departamento de Enfermagem, Profa. Dra. Silvana Santiago da Rocha; e da Representante Discente, Érica de Alencar Rodrigues.

EDITADA 06 295420190603180525

Mesa de abertura da Aula Inaugural 2019 da Pós-Graduação em Enfermagem

Para a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, oprojeto de Internacionalização é crucial para o desenvolvimento da Pós-Graduação exercida pela universidade. “O dia de hoje é para falar de crescimento porque estamos firmando uma grande parceria com a Profa. Maria Antonieta Tyrrell. A história dela antecede a Pós-Graduação em Enfermagem, porque ela contribuiu com a qualificação de docentes do Programa. Estes, retornaram para a UFPI como um pequeno núcleo para a elaboração do PPGENF e hoje a universidade enxerga o Centro como referência pelo compromisso com a formação de profissionais que atendem dentro e fora do Piauí”.

EDITADA 08 295420190603180704

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, durante Aula Inaugural

Maria Antonieta Tyrrell é Profa. Doutora pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do qual foi diretora por oito anos. O convite para a função de Professora Visitante pela Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI consagrou uma relação de longa data com a universidade. “Sinto uma relação de acolhimento porque os docentes da PPGENF passaram pelosprogramas que eu trouxe para o Piauí”. O acompanhamento de Maria Antonieta Tyrrell tem duração de 1 ano e os objetivos para a Internacionalização estão sendo traçados. “Já fizemos uma avaliação da atual situação Programa e está bem direcionado. Mas faltam algumas iniciativas de projetos mais consistentes, no sentido de materializar convênios internacionais, produção intelectual e pesquisas com outros países. Não sabemos como vão ficar as bases econômicas para os cumprimentos das propostas, porém, mesmo assim, estamos aqui para colaborar e poder estar somando objetivos”.

EDITADA 01 295420190603180820

Profa. Dra. Maria Antonieta Tyrrell, Professora Visitante Sênior da Pós-Graduação em Enfermagem

O avanço da Pós-Graduação em Enfermagem é baseado na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O PPGENF atualmente tem nota quatro, mas, para este quadriênio (2017-2021), o foco é alcançar a nota cinco. A Coordenadora da Pós-Graduação de Enfermagem, Profa. Dra. Maria Eliete Batista, fala do plano de abertura internacional. “A Profa. Tyrrell tem uma grande abertura internacional, principalmente com o Mercosul e países da América Latina. A Coordenação está trabalhando na Internacionalização como uma das principais propostas de crescimento do Programa”, diz a Coordenadora.

Para a Doutoranda Érica de Alencar, a Internacionalização é mais uma chance para o empenho dos alunos de Enfermagem. “As reuniões feitas dentro da nossa Pós-Graduação têm nos estimulado para alcançarmos as metas. No meu caso, estou realizando um projeto que, de início, o foco era local, e, sabendo do projeto de Internacionalização, fiz mudanças pensando nesta ampliação de contato”, finaliza a estudante.

Notícia cadastrada em: 04/06/2019 09:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 29/03/2024 10:59