• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:45. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

PPGEnf e Reitoria da UFPI se reúnem para discutir propostas de Internacionalização

 

Com o objetivo de apresentar ao magnífico reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) as propostas de convênio com países da América Latina, aconteceu na manhã desta quinta-feira (13) uma reunião entre o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) e a Administração superior da UFPI, representada pelo Reitor, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes e pela Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira.

 

POS GRADUACAO ENFERMAGEM-10.jpg

Professoras do PPGEnf e Reitor e Vice-Reitora

 

“Estamos em comunicação com a Argentina, com Peru e sobretudo ver se há a possibilidade de fazer um Minter [Mestrado Interinstitucional] com o Uruguai, por causa da representação que ele tem no Brasil por meio dos profissionais de Enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem - CONFEN.”, destaca a Professora Sênior Visitante do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem,  Profa. Dra. Maria Antonieta Rubio Tryrrell.

 

POS GRADUACAO ENFERMAGEM-4.jpg

Profa. Dra. Maria Antonieta Rubio Tryrrell

 

A proposta do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem é levar as pesquisas e resultados para o externo, pois internamente já possui uma estrutura muito boa e fortalecida, com nota 4 na avaliação da Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Todas as propostas apresentadas foram aceitas pelo Reitor, que não deu seu parecer, mas reiterou total apoio na execução do que lhe foi apresentado.

“Quando eu assumi a reitoria desenvolvemos várias ações no sentido de apoiar a Pós graduação, uma delas foi a criação do professor visitante no âmbito da UFPI. Nós tivemos agora a oportunidade de conhecer a professora visitante que foi selecionada para o curso de Enfermagem e fico muito feliz com a escolha que foi feita nesse processo seletivo. A Professora Antonieta Tryrrell é Peruana, mas está no Brasil a muitos anos, ela é muito experiente, com uma produção científica muito grande e já  colaborou na formação de vários professores nossos. Então tenho certeza que a escolha não podia ser mais acertada”, expõe Arimatéia.

 

POS GRADUACAO ENFERMAGEM-9.jpg

Reitor entrega kit com materias personalizados da UFPI para Profa. Antonieta Tryrrell

 

A vasta experiência da Professora Tryrrell na Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde foi professora e diretora promete ser um divisor de Águas para o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI. “Com certeza nós teremos a Pós antes da Professora Tryrrell e depois da Professora Tryrrel. Ela vai contribuir com os pontos de fragilidade do nosso programa que primeiro é a internacionalização, tudo o que vai contribuir para o programa passar do conceito 4 para o conceito 5.” destaca a Profa. Dra. Maria Eliete Batista Moura, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.

Outro ganho para a formação de profissionais de Enfermagem no estado do Piauí é um convênio entre o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem com a Fundação Municipal de Saúde. O propósito do convênio é capacitar docentes e alunos em uma das prioridades do Sistema Único de Saúde - SUS que é a atenção básica de saúde em saúde da mulher, área em que a Profa. Dra. Antonieta Tryrrell é especialista. Dessa forma todos saem com grandes ganhos,  pois além de ser uma prioridade para os profissionais de saúde da Fundação, que integram a atenção básica, também é de significativa importância para a formação de pesquisadores, docentes e alunos. 

  

POS GRADUACAO ENFERMAGEM.jpg

Na reunião estavam presentes a Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira, o Reitor, Prof. Dr. Arimatéia Lopes, a Profa. Dra. Antonieta Tryrrell, a Profa. Dra. Eliete Moura e a Profa. Maria do Livramento

 

O plano operacional do convênio inclui a capacitação de 40 enfermeiros, 15 doutores e mestres e ainda 5 alunos de graduação. A capacitação vai acontecer em duas etapas: primeiro serão capacitados os docentes e alunos e eles é quem vão implantar o que aprenderem com os 40 profissionais de saúde da Fundação. O curso terá a finalidade de qualificar as ações e os cuidados de enfermagem na consulta que se dá a saúde da mulher. O convênio já possui uma boa avaliação por parte da fundação.

Durante a reunião a Profa. Dra. Maria Antonieta Rubio Tryrrell ainda aproveitou a oportunidade para fazer um convite ao Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes. O convite foi um pedido da Universidade de Lima, no Peru, país de origem de Tryrrell, Para que o reitor vá a uma reunião de reitores da América Latina para falar sobre a sua experiência em termos da Pesquisa. O convite foi aceito e não só atesta, mas também reconhece a estreita relação que a Gestão do Reitor possui com a Pesquisa.

Notícia cadastrada em: 17/06/2019 08:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 13:35