A partir da compreensão de que a cidade se compõe de materialidade, mas também, de
sensibilidades e sociabilidades, o objetivo da pesquisa é analisar as sonoridades urbanas da
cidade de Picos-PI, tendo como recorte temporal a década de 1990, dando ênfase ao estudo
histórico desta urbe, no estado do Piauí, e sua interlocução com o contexto urbano nacional.
A pesquisa será guiada a partir da análise de fontes hemerográficas (Jornal Tribuna de Picos,
Jornal de Picos e, O Dia), orais e audiovisuais, registradas em vídeos, que foram capturados
e preservados pelos citadinos, através de equipamentos tecnológicos. Os autores que
embasam esta propositura são: Sandra Pesavento (2007), Michel de Certeau (2008), Alain
Corbin (1987), Peter Burke (2005), Ecléa Bosi (1994), Verena Alberti (2004; 2005), Roger
Chartier (1990), José Miguel Wisnik (2017), Murray Schafer (2011) e Marcos Napolitano
(2005). A pesquisa aponta as representações auditivas, na cidade de Picos, veiculadas nos
periódicos supracitados, destacando um perfil de “cidade do barulho”, bem como os
“legisladores do barulho” e os “perturbadores do sossego público” que desrespeitavam o
regramento municipal. Entre os sons da cidade analisados, estão os ruídos dos carros de
propaganda volante e as músicas reverberadas pelos shows em espaços públicos da urbe.