O tratamento dado às categorias gênero e número dos substantivos na Gramatica Houaiss: continuidade e/ou descontinuidade?
Historiografia Linguística; Gramática Houaiss; continuidade e descontinuidade
Este trabalho visa contribuir para os estudos historiográficos a partir de fontes contemporâneas, em que buscamos investigar o tratamento dado às categorias ‘gênero’ e ‘número’ dos substantivos na Gramática Houaiss da Língua Portuguesa (2013), (doravante GHLP). A fim de verificar continuidade e/ou descontinuidade no tratamento dado às categorias de análise selecionadas na GHLP, faz-se necessária a análise de gramáticas que perfazem o horizonte de retrospecção (Auroux, 2008) de Azeredo, qual seja, gramáticas brasileiras do século XX, com ponto de chegada na Gramática Houaiss, gramática do século XXI. A investigação segue os princípios teórico-metodológicos da Historiografia Linguística, propostos por Koerner (1996): contextualização e imanência, num movimento da história denominado continuidade vs. descontinuidade a fim de perceber continuísmos e/ou rupturas na gramática em tela. Além de considerar para a análise os princípios historiográficos, adota-se, também, o parâmetro de análise de Swiggers (2009) para melhor entendimento de aspectos internos e externos à GHLP, quais sejam: cobertura, perspectiva e profundidade. Para tanto, utilizar-se-ão, para melhor constituição de aspectos ‘internos’ e ‘externos’, a dissertação e a tese do autor, resultados de um contexto histórico-político-social de uma época que, possivelmente, tenha exercido influência na redação da GHLP. Por se tratar de material contemporâneo (obra do século XXI), a análise está alicerçada na História do Tempo Presente (FERREIRA, 2000; HANNA; BASTOS, 2012) sem a necessidade de aproximação de épocas passadas com o momento atual. A motivação desta pesquisa tem origem na constatação de escassez de estudos que abordem gramáticas contemporâneas e estudos historiográficos em campo morfológico. Os resultados iniciais apontam para uma retórica de continuidade com o pensamento gramatical imediatamente anterior ao do gramático.