Esta dissertação tem por objetivo discutir acerca do cenário literário LGBTQI estadunidense direcionado ao público infantojuvenil, partindo da discussão que diz respeito à literatura infantojuvenil, heteronormatividade, sexualidade, estereótipos de gêneros e seus diferentes aspectos. Será feita uma breve apresentação de como se encontra a multiplicidade da literatura escrita em Língua Inglesa e Portuguesa, até chegar-se a análise de três livros de autores americanos. Sendo eles: The Sissy Duckling, de Harvey Fierstein (2005), In our mothers’ house, de Patricia Pallacco (2009) e 10,000 Dresses, de Marcus Ewer (2008). Ambos abordam a temática do preconceito, estereótipos, homoparentalidade e transexualidade, em suas narrativas, assim como, os modos de pensar, agir e comportar das personagens. A leitura leva em conta as perspectivas teóricas de Coelho (2010), Louro (2010), Foucault (2013), entre outros autores que discutem as temáticas abordadas, o que torna esta pesquisa de cunho bibliográfico e de carácter exploratório.