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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOELMA DA COSTA BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOELMA DA COSTA BARBOSA
DATA: 27/08/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 323-L
TÍTULO: Concepções do gênero Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em manuais de metodologia destinados a culturas disciplinares específicas.
PALAVRAS-CHAVES: Análise de Gêneros; Gênero Trabalho de Conclusão de Curso; Metagêneros; Manuais de metodologia. Cultura disciplinar.
PÁGINAS: 123
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Os manuais de metodologia são importantes recursos no contexto acadêmico, pois orientam a produção de outros gêneros, funcionando, assim, como um metagênero (GILTROW, 2002). O crescente aumento na quantidade de manuais destinados ao ensino de gêneros acadêmicos para áreas do conhecimento específicas e a ausência de estudos sobre esses materiais constituem a lacuna de pesquisa que decidimos abordar. No presente estudo analisamos como manuais de metodologia de culturas disciplinares diferentes ensinam o gênero Trabalho de Conclusão de Curso de graduação. Especificamente, pretendemos mapear as orientações predominantes, avaliando os possíveis impactos destas escolhas para a compreensão do gênero TCC; observar em que medida os valores de culturas disciplinares acadêmicas são ou não incorporados nos manuais em análise; e, ainda, identificar o perfil acadêmico dos autores dos manuais de modo a avaliar possíveis correlações entre a formação acadêmica e valores da cultura disciplinar enfocada nas orientações. Como hipótese central, inferimos que, apesar de comprovar as características recorrentes do gênero TCC, comuns a todas as áreas em análise, as orientações apresentadas por cada manual levam a diferentes concepções desse gênero, evidenciando as particularidades de cada cultura disciplinar conforme sua comunidade discursiva. Como objeto de estudo, selecionamos seis manuais considerando seis Grandes Áreas do Conhecimento, conforme classificação do CNPq: Química - Ciências Exatas; Engenharia Civil (Subárea: Construção Civil) - Engenharias; Educação - Ciências Humanas; Educação Física - Ciências da Saúde; Direito - Ciências Sociais Aplicadas; Letras (Subárea: Língua Portuguesa) - Linguística, Letras e Artes. Até o momento, analisamos três manuais, a saber: “TCC e Projeto Integrador para Cursos na área da Química” (GOUVÊA, 2019); “Guia Prático para Trabalho de Conclusão de Curso em Construção Civil” (MUTTI, 2008); “Fazendo uma Monografia em Educação” (SOUSA; GONSALVES, 2014). A pesquisa possui caráter qualitativo e interpretativista. Após a leitura integral dos manuais, estabelecemos categorias de análise, analisamos as orientações apresentadas, comparando os manuais entre si, e discutimos os dados tendo como fundamento os Estudos Retóricos de Gênero. Desse modo, mapeamos as orientações predominantes e verificamos que elas são diferentes entre os manuais, demonstrando que eles partem de perspectivas diferentes quanto ao ensino de TCC. Observamos que as particularidades de cada cultura disciplinar, conforme a comunidade discursiva, não são uma marca presente em todos os manuais. Além disso, constatamos que o perfil acadêmico dos autores pode influenciar o modo como direcionam o manual para a área do conhecimento visada. Assim, os resultados parciais comprovam nossa hipótese de que os manuais de metodologia atentam para as características recorrentes do gênero TCC/Monografia, mas o ensinam a partir de organizações retóricas diferentes e valorizando aspectos distintos entre si, levando a diferentes concepções do gênero.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BÁRBARA OLIMPIA RAMOS DE MELO - UESPI
Presidente - 1167642 - FRANCISCO ALVES FILHO
Interno - 2499575 - MARCELO ALESSANDRO LIMEIRA DOS ANJOS
Notícia cadastrada em: 15/08/2019 16:21
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