A proposta dessa pesquisa é analisar a abordagem das conjunções temporais em livros didáticos e discutir uma sugestão pedagógica de estudo pelo viés enunciativo, observando de que forma estas marcas participam da construção da significação dos enunciados. Esta pesquisa tem o objetivo de colaborar com a articulação de valores e com o processo de construção da representação das marcas na linguagem no ensino desenvolvido no contexto de sala de aula por meio dos livros didáticos para além da abordagem voltada para classificação das marcas como conjunções temporais, desenvolvendo a integração dos aspectos sintáticos e semânticos pela perspectiva da enunciação. Adotamos no nosso estudo a Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE) do linguista Antoine Culioli e as linhas de investigação desenvolvidas pelos linguistas que trabalham na perspectiva teórica culioliana, tais como Franckel, Paillard e Vogüé, dentre outros. No que se refere a questão da abordagem, a nossa reflexão será com base no estudo das categorias tempo e aspecto, bem como a operação de localização e a relação interlexis com as marcas linguísticas, as conjunções adverbiais temporais, na perspectiva construtivista da teoria culioliana, buscando evidenciar a questão da significação dos enunciados por meio da sua construção e reconstrução. Dessa forma, procedemos a uma análise descritiva pelo viés enunciativo acerca de tais categorias e sua relação com os marcadores adverbiais temporais. Serão observados enunciados
a partir dos livros didáticos dos triênios 2016/2019 e 2020/2022 com o intuito de evidenciarmos se os marcadores em estudo atribuem noções de tempo e aspecto na construção dos enunciados e se os sentidos são construídos a partir da relação de localização e da relação interlexis entre os termos constituintes do enunciado. As análises dos enunciados desenvolvidas nessa pesquisa nos proporcionará um novo olhar sobre o modo e o funcionamento das marcas linguísticas, as conjunções temporais, em uma perspectiva enunciativa, bem como o papel de uso que exerce os marcadores de natureza temporal e aspectual para acionar as operações de localização, isto é, como os termos à direita e à esquerda da marca são colocados em jogo, sendo evidenciada a relação interlexis.