Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MISSIONE AURELIA VIANA FEITOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MISSIONE AURELIA VIANA FEITOSA
DATA: 31/10/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Missione Aurélia Viana Feitosa
TÍTULO: AS ESTRATÉGIAS DE ABORDAGEM DOS VENDEDORES DO SHOPPING DA CIDADE DE TERESINA AOS CLIENTES
PALAVRAS-CHAVES: Estratégias de abordagem. Vendedor. Consumidor. Variável.
PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

No âmbito comercial, há diversas formas de interação entre vendedor e consumidor. O primeiro busca por locais de trabalho que propiciem o desenvolvimento adequado do serviço prestado ao consumidor. O segundo tornou-se cada vez mais exigente para sua decisão de compra e busca por vendedores que atendam às suas expectativas durante a venda. Dessa forma, esta pesquisa busca descrever e analisar as estratégias de abordagem dos vendedores do Shopping da Cidade de Teresina-PI, retratando os aspectos linguísticos e extralinguísticos que condicionam as variações observadas. Este estudo será pautado no que postula Labov (2001), que a Sociolinguística é o ramo da linguística que aborda a trajetória das variantes dentro de uma comunidade ou de um grupo social, estudando a língua em seu uso real, levando em consideração as relações entre a estrutura linguística e os  aspectos sociais e culturais de uma determinada comunidade defalantes, bem como Bortoni (2001), Tarallo (1999), Gumperz (1998). Este último aborda sobre a Sociolinguística Interacional que é conhecida como uma vertente teórica que discute a organização social do discurso pelo ponto de vista sociológico e linguístico.A proposta metodológica deste intento investigativo caracteriza-se por uma abordagem quantitativa e qualitativa de cunho etnográfico sobre o corpus que será selecionado de 14 informantes vendedores dessa comunidade comercial. Ademais, para melhor compreendermos os eventos comunicativos dessa comunidade, detalhamos suas características histórico-sociais. Somado a isso, realizaremos registros de diálogos entre vendedores e consumidores no ato da compra e venda de produtos, bem como trechos de falas que serão instigadas através de entrevistas semiestruturada e em situações em que há  estratégias de vendas, com o objetivo de registrar a influência das variáveis, principalmente, de sexo/gênero, bem como a escolaridade, faixa etária e fatores socioeconômicos na forma de abordagem aos clientes. Outrossim, a interação linguística é observada qualitativamente para a análise da ocorrência linguística, bem como interpretativista na análise de dados que será feita.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 7422420 - CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA
Interno - 3108138 - IVEUTA DE ABREU LOPES
Externo ao Programa - 1063909 - JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 19/10/2020 20:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.instancia1 08/10/2024 12:15