O presente trabalho apresenta uma análise de caráter semântico-enunciativa do verbo pegar numa perspectiva construtivista considerando a relação sintático-semântica que a unidade lexical estabelece no enunciado e com o cenário convocado para estabilizar o sentido. Objetivamos analisar como se dá essa relação do verbo no ambiente cotextual e contextual que permite uma diversidade de sentidos e definir a sua identidade semântica através dessa diversidade. As análises estão embasadas sob a perspectiva da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas do linguista francês Antoine Culioli (1990, 1999a, 1999b) e de forma específica na linha investigativa proposta por De Vogüé e Paillard (1997), Franckel (2011), De Vogüé (2011), Paillard (2011) que busca a identidade de uma unidade lexical ou morfolexical através da variedade de sentido de suas ocorrências. O corpus foi construído inicialmente com 137 enunciados, destes em sua maior parte extraídos de textos publicitários, uma pequena parte de textos de publicações de redes sociais, outras páginas da internet e do sítio corpusdoportugues.org. Após a seleção, chegamos ao número final de 50 enunciados. As análises consideraram as configurações estabilizadas pelos parâmetros X e Y na predicação marcada pela marca em estudo. Completadas as análises descrevemos os sentidos estabilizados por pegar nas suas diversas ocorrências e constatamos um traço de invariância que permitiu apontar como resultado a existência de relações de adentramento e retenção manifestadas através de várias configurações do verbo no enunciado. Com base nesses dados, foi possível delinearmos a identidade semântica para a marca verbal.