À luz dos pressupostos teórico-metodológicos da Historiografia Linguística (HL), a tese em desenvolvimento intenta construir, como objetivo geral, uma narrativa historiográfica sobre o ensino de Língua Portuguesa no Brasil, no período de 1998 a 2022, a partir da análise de documentos oficiais e provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para isso, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) (BRASIL, 2000), as Orientações Educacionais Complementares aos PCNEM (conhecidas como PCN+) (BRASIL, 2002), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCNEM) (BRASIL, 2006), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018) e as provas do Enem estão sendo as fontes primárias escolhidas para a construção dessa narrativa historiográfica, tendo, como parâmetro metodológico, os princípios da contextualização e da imanência (KOERNER, 1996), a categoria de análise influência (KOERNER, 2014) e o modelo de história continuidade e descontinuidade (KOERNER, 1989). Para o capítulo de fundamentação teórica da tese, objeto desta segunda etapa de qualificação do doutorado, os textos de Altman (1998, 2009, 2020, 2021), Auroux (2014), Batista (2013, 2019b, 2020a, 2020b), Castilho (2018), Koerner (1989, 1996, 2014), Leite (2019), Oliveira (2022), Soares (2012) e Swiggers (2010, 2013, 2018, 2019) foram basilares. A elaboração da narrativa ora proposta poderá nos levar a uma compreensão e explicação de eixos históricos e linguísticos que contribuíram para o estabelecimento das diretrizes oficiais para o ensino de Língua Portuguesa no Brasil e os reflexos dessas diretrizes no Exame que avalia o desempenho dos estudantes ao final da educação básica e requisito em processos seletivos para o ingresso no Ensino Superior.