Nesta dissertação, temos como objetivo analisar o processo de construção de projetos de pesquisa desenvolvidos por pesquisadores na área de políticas públicas, no âmbito do programa de pós-graduação da Universidade Federal do Piauí, com foco nas seções de justificativa e delimitação do objeto de estudo. Além disso, refletimos sobre a concepção do projeto de pesquisa na visão dos pesquisadores e a relação pesquisador-objeto de estudo. Ademais, verificamos como manuais de escrita acadêmica e os editais de seleção para ingresso no supracitado programa concebem o projeto de pesquisa e as seções destacadas para a análise. Apoiamo-nos teoricamente nos estudos de Inglês para Fins Específicos (Swales, 1990); e Estudos Retóricos de Gênero (Bazerman, 2009; Miller, 2009), nos pressupostos teóricos sobre propósito comunicativo, comunidade discursiva, (Swales, 1990; Askehave e Swales, 2009; Alves Filho, 2011), cultura disciplinar (Hyland, 2000), nos estudos sobre projetos de pesquisa (Motta-Roth e Hendges, 2010; Barros, 2005; Deslandes, 2002), no modelo linguístico de análise de gêneros (Askehave; Swales, 2009, Paré; Smart, 1994) e utilizamos, também, como pesquisas prévias, estudos realizados sobre organização retórica de projetos de pesquisa. Quanto à metodologia, adotamos uma abordagem mista, combinando análises textuais e contextuais para identificar estratégias retóricas e compreender a visão dos pesquisadores sobre o gênero projeto de pesquisa e sua relação com os objetos de estudo. As análises revelaram sete passos retóricos recorrentes nas seções de justificativa e delimitação do objeto de estudo. Destes passos retóricos, para a seção de justificativa, destacamos o reivindicando a relevância do objeto de estudo, que esteve presente em todos os projetos analisados. Para a seção de delimitação do objeto de estudo, por sua vez, destacamos o passo formulando questões norteadoras da pesquisa, o qual esteve presente em todos os exemplares analisados. Quanto à visão dos pesquisadores sobre o gênero projeto de pesquisa, o discurso dos participantes e dos autores de manuais para a escrita de projeto se aproximam ao compreenderem o projeto de pesquisa como: um instrumento de persuasão, visto que constitui uma etapa do processo de seleção; um guia de planejamento e organização da pesquisa e de caráter flexível. Por fim, ao tratar da relação pesquisador-objeto de estudo, os relatos apresentados destacam a relação intrínseca entre o pesquisador e o objeto de estudo, evidenciando como as motivações pessoais, experiências de vida e trajetória acadêmica influenciam a escolha e o desenvolvimento de um tema de pesquisa