Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANA RODRIGUES DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSANA RODRIGUES DE SOUSA
DATA: 17/07/2019
LOCAL: Departamento de Nutrição
TÍTULO: INDICADORES ANTROPOMÉTRICOS DE ADIPOSIDADE NA PREDIÇÃO DA ELEVAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL EM ADULTOS
PALAVRAS-CHAVES: pressão arterial, antropometria, composição corporal, adiposidade, adultos
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

SOUSA, R.R. Indicadores antropométricos de adiposidade na predição da elevação da pressão arterial em adultos. Dissertação – Mestrado em Alimentos e Nutrição; Universidade Federal do Piauí, Teresina-PI, 2019.
O presente trabalho objetivou avaliar a capacidade de indicadores antropométricos de gordura corporal em predizer elevação da pressão arterial em indivíduos adultos METODOLOGIA: Trata-se de estudo transversal, cuja amostra foi composta por 784 indivíduos de ambos os sexos, com idade entre 20 e 59 anos, residentes nas cidades de Teresina e Picos-Piauí. Foram coletados dados demográficos, socioeconômicos, de estilo de vida e de morbidade autorreferida. Aferiu-se a pressão arterial (PA), em dois momentos durante a visita domiciliar, utilizando-se esfigmomanômetro aneroide. A avaliação antropométrica incluiu medidas de peso, estatura, circunferência da cintura e dobras cutâneas. Para a seleção dos indicadores antropométricos, realizou-se análises de correlação com a gordura corporal estimada pela densitometria por dupla emissão de raios-X (DEXA) em uma população americana de referência. Os indicadores antropométricos selecionados neste estudo foram o Índice de Massa Corporal (IMC), Circunferência da Cintura (CC), Relação Cintura-Estatura (RCE) e a Soma das Dobras Cutâneas Tricipital e Subescapular (ΣPCT+PSE). A regressão linear foi utilizada para determinar a relação entre os parâmetros antropométricos e a pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD). Curvas ROC foram construídas para determinar a acurácia dos indicadores antropométricos para predizer risco de elevação dos níveis pressóricos. RESULTADOS: Todos os indicadores antropométricos apresentaram diferença significativa com relação ao desfecho e se associaram com a PAS e PAD. Após os ajustes, os indicadores que apresentaram maior associação com a PA foram a CC e o IMC, quando comparados aos outros parâmetros antropométricos (RCA e Σ PCT+PSE), tanto com a PAS quanto a PAD. O IMC e CC se associaram mais fortemente e de forma semelhante à PA elevada e mostraram sensibilidade e especificidade aceitável para identificar o aumento da pressão arterial, apresentaram-se como melhores preditores do risco na população estudada, em ambos os sexos. CONCLUSÃO: Considerando-se os percentuais de área sob a curva, sensibilidade e especificidade aceitáveis, sugere-se o uso do IMC e CC como ferramentas de triagem na elevação da pressão arterial em adultos, os quais podem ser facilmente aplicados à prática clínica e pesquisas de saúde.

Presidente - 1794569 - ADRIANA DE AZEVEDO PAIVA
Interno - 1167579 - CECILIA MARIA RESENDE GONCALVES DE CARVALHO
Interno - 1642393 - KAROLINE DE MACEDO GONCALVES FROTA
Externo à Instituição - WOLNEY LISBOA CONDE - USP