Banca de DEFESA: DENISE MARIA NUNES LOPES

DISCENTE: DENISE MARIA NUNES LOPES
DATA: 28/08/2020
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E FATORES ASSOCIADOS NA POPULAÇÃO DAS CIDADES DE TERESINA E PICOS-PI
PALAVRAS-CHAVES: Atividade física; consumo alimentar; estilo de vida; estudo populacional.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

LOPES, D.M.N. Nível de atividade física e fatores associados na população das cidades de Teresina e Picos-PI, 2020. Dissertação – Mestrado em Alimentos e Nutrição; Universidade Federal do Piauí, Teresina-PI. Introdução: A prática insuficiente de atividade física é considerada a quarta principal causa de morte em todo o mundo, representando 9% da mortalidade prematura global. Desta forma, o objetivo do presente estudo foi determinar o nível de prática de atividade física e seus fatores associados nas populações das cidades de Teresina e Picos (PI). Metodologia: Estudo de natureza transversal, de base populacional e domiciliar realizado com adolescentes, adultos e idosos das cidades de Teresina e Picos (PI). A amostragem foi realizada por conglomerados, em dois estágios: setores censitários e domicílios. Foram coletados dados sociodemográficos, antropométricos, de estilo de vida e de consumo alimentar por meio de questionários. O nível de atividade física foi mensurado por meio do Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) versão longa (para adolescentes e adultos) e curta (para os idosos) e classificado de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde. Realizou-se regressão de Poisson bruta e ajustada para sexo, com variância robusta, com nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95%. As análises foram realizadas por meio do programa Stata versão 14.0. Resultados: A prevalência de prática suficiente de atividade física foi de 66,9%, 91,7% e 52,0% para adolescentes, adultos e idosos, respectivamente. Observou-se associação significativa entre prática de atividade física adequada e indivíduos que possuíam Ensino Superior/Pós-graduação (88,8%), indivíduos casados ou em união estável (68,4%), que consumiam bebidas alcóolicas (89,1%) e com excesso de peso (83,6%). Quanto ao sedentarismo, indivíduos adolescentes (68%), do sexo masculino (57,4%), que estudaram até o Ensino Superior ou pós-graduados (63,7%), solteiros (63,9%), não fumantes (52,5%), que consumiam feijão em menor frequência (56,5%), bebiam refrigerante em excesso (68%), eram magros (68,6%) e com medidas de circunferência da cintura adequadas (58,4%) foram mais sedentários. Os adolescentes foram mais ativos durante o transporte (37,3%) e os adultos em casa (39,4%). Adolescentes e adultos realizaram mais atividades moderadas, enquanto os idosos mais atividades leves. Entretanto, os adolescentes despenderam significativamente mais tempo sentados durante a semana e no final de semana, com mediana de 300 minutos (180-480). Quanto aos fatores associados, indivíduos adolescentes do sexo masculino, negros e com Ensino Superior/Pós-graduação foram 24%, 40% e 26% mais ativos, respectivamente. Por outro lado, adolescentes eutróficos foram 14% menos ativos. Em adultos, indivíduos de pele amarela, indígena ou outras (RP:1,07; IC:1,01-1,13) e divorciados ou viúvos (RP:1,05;1,01-1,10) foram mais ativos. O consumo de bebidas alcóolicas associou-se positivamente à prática de atividade física em todas as faixas etárias. Adolescentes e adultos que consumiam adequadamente hortaliças também foram mais ativos. Os idosos que apresentavam circunferência da cintura (CC) normal foram mais ativos quando comparados aos de CC elevada (RP:1,41; IC:1,12-1,77). Conclusão: Observou-se maior prevalência de prática de atividade física adequada em adultos e adolescentes e, por outro lado, maior prevalência de inatividade física em idosos.

Externo à Instituição - ALEXANDRE SÉRGIO SILVA - UFPB
Interno - 2950101 - FRANCISCO LEONARDO TORRES LEAL
Presidente - 1642393 - KAROLINE DE MACEDO GONCALVES FROTA
Interno - 3342770 - MARCOS ANTONIO PEREIRA DOS SANTOS