Banca de DEFESA: CINTYA REGINA NUNES SOUSA

DATA: 31/08/2021
LOCAL: VIDEOCONFERENCIA
TÍTULO: ANEMIA E FATORES ASSOCIADOS EM PRÉ ESCOLARES DA REDE PÚBLICADE TERESINA
PALAVRAS-CHAVES: Pré escolares; deficiência de ferro; anemia.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos

SOUSA, C. R.N. Anemia e fatores associados em pré escolares da rede pública de Teresina. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Saúde, Universidade Federal do Piauí, Teresina – PI, 2020. O presente estudo teve como objetivo avaliar a anemia e fatores associados em crianças na idade pré escolar. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e analítico, realizado no períodode março de 2013 a março de 2019, desenvolvido com 1.210 crianças matriculadas nos CentrosMunicipais de Educação (CMEIS), na cidade de Teresina- PI, avaliou-se a prevalência anemia,relacionada a váriaveis como sexo, idade, escolaridade dos pais, renda familiar, estado nutricional, tipo de moradia, destino do lixo, abastecimento de água, saneamento e pavimentação. A coleta de dados foi realizada por alunos do curso de graduação e Mestrado emAlimentos e Nutrição, da Universidade Federal do Piauí. Nos resultados da presente pesquisa foi posível constatar uma prevalência de 43,1% de anemia, enquanto nos pré escolares livres da doença foi de 56,9%, considerando que existiu uma diferença estatísticamente significativa entre os resultados dos grupos analisados. Mediante estudos comparativos foi possível observar que os pré escolares da cidade de Teresina apresentaram prevalência de anemia menor do queresultados obtidos em estudos realizados no país, com esta mesma população, considerando umfator positivo e embora os mesmos apresentem o risco de adquirir anemia, medidas educativas podem auxiliar na prevenção da doença e conter o risco.

Interno - 849.404.253-04 - AMANDA DE CASTRO AMORIM - UFPI
Externo ao Programa - 3375434 - MANOEL DIAS DE SOUZA FILHO
Presidente - 1167746 - REGILDA SARAIVA DOS REIS MOREIRA ARAUJO
Notícia cadastrada em: 25/08/2021 08:16