Banca de QUALIFICAÇÃO: CHARLYS RHANDS COELHO DE MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CHARLYS RHANDS COELHO DE MOURA
DATA: 30/08/2019
LOCAL: Auditório do Núcleo Integrado de Morfologia e Pesquisas com Células-Tronco - NUPCelt
TÍTULO: Parâmetros de deformação miocárdica, remodelamento e arritmogênese em cutias (Dasyprocta prymnolopha) criadas em cativeiro
PALAVRAS-CHAVES: Cutia, Deformação miocárdica, ECGAr, Vetocardiografia
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Clínica e Cirurgia Animal
ESPECIALIDADE: Clínica Veterinária

As cardiopatias são enfermidades que afetam humanos e animais com prognóstico geralmente desfavorável, portanto necessitam de investigação para melhor entendimento das alterações hemodinâmicas e teciduais, bem como novas terapias em busca da diminuição de morbidade e mortalidade e para esta finalidade o estudo de novos modelos animais é de extrema importância. Visto isso, é relevante a padronização de parâmetros fisiológicos cardíacos nestes modelos experimentais. A cutia, roedor silvestre de porte médio, representa um bom modelo de investigação. O objetivo deste estudo é padronizar valores de normalidade de Eletrocardiografia de alta resolução (ECGAr),  vetorcardiografia (VCG), Strain e Strain rate atrial e ventricular por Speckle Tracking (2D-STE) e pressão arterial (PA) em cutias. Para tanto, foram utilizadas oito cutias hígidas criadas no Núcleo de Estudos, Produção e Preservação de Animais Silvestres NEPPAS/UFPI, as quais foram examinadas quanto à pressão arterial, exames eletrocardiográficos ambulatorial e de alta resolução, eletrovetocardiografia e ecocardiografia, com analise de deformação por speckle tracking, especificando os índices de pressão arterial sistólica (PAS), diastólica (PAD) e média (PAM), em 2D-STE as variáveis strain radial (St.Rad), strain longitudinal (St.Long), strain circunferencial (St.Circ) strain rate radial (Str.Rad), strain rate longitudinal (Str.Long), strain rate  circunferencial (Str.Circ), bem como, a avaliação em ECGAr do QRS filtrado (dQRS), a duração dos sinais de alta frequência e baixa amplitude na porção final do complexo QRS filtrado  (LAS < de 40 µV) e o RMS, raiz quadrada da voltagem média dos últimos 40 milissegundos do QRS filtrado. No VCG foram analisados os ângulos de P, QRS e QRS-T nos planos horizontal (PH), Sagital (PS) e frontal (PF) e sua distribuição e inscrição espacial.  Os resultados encontrados foram,  no ECGAr , dQRS TOTAL de 68.75 ± 7.38 ms,  LAS < 40µ de 20.55 ± 4.36ms e RMS de 86.5 ± 31.77 , eletrovetocardiografia demonstra abrangência de vetor médio entre 0 e 180 graus com direcionamento de vetor de despolarização médio para baixo e esquerda e para trás, usando junção de PF, PH, e OS. Ângulo de QRS, P e QRS-T apresentaram valores de 15,50 ± 53,16 e 134,25 ± 49,06 respectivamente. Dados de 2D-STE obtidos foram,  St.Circ de -16.32 ± 2.85 %, StR. Circ  -1.58 ± 0.18s-1, St.Long.  -15.53 ± 2.52 StR. Long  -1.28 ± 0.18  s-1  St.Rad 22.38 ± 7.07% e StR.rad 1.74 ± 7.07 s-1, pressão arterial com variáveis PAS , PAD , e PAM de  128.75 ± 7.90, 84.35 ± 8.20 e 97.43 ±3.51.  A cutia apresenta-se como um modelo cardiológico relevante por apresentar morfofisiologia favorável à obtenção das variáveis e ECGAr, VCG, 2D-STE e de PA, pela distribuição regular dos dados ao longo dos anos, sem variações significativas entre indivíduos e sem exibição de sazonalidade, conferindo atributo fidedigno para estudos da deformação, remodelamento e arritmogênicidade miocárdica. A similaridade de algumas variáveis na cutia, com as descritas em murinos e humanos, suscita provável aplicabilidade do novo modelo proposto.

Presidente - 422578 - MARIA ACELINA MARTINS DE CARVALHO
Interno - 1691866 - NAPOLEAO MARTINS ARGOLO NETO
Externo à Instituição - DAYSEANNY DE OLIVEIRA BEZERRA - IFPI
Notícia cadastrada em: 12/08/2019 17:47