Banca de DEFESA: EYNER RICARDO ARIAS ZAMBRANO

DISCENTE: EYNER RICARDO ARIAS ZAMBRANO
DATA: 05/03/2020
LOCAL: Auditório da pós-graduação
TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DE PASTO DE CAPIM-ANDROPOGON E CONSUMO POR CAPRINOS EM UM SISTEMA SILVIPASTORIL
PALAVRAS-CHAVES: Cabras, Andropogon gayanus, Comportamento ingestivo, Comportamento de pastejo.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Pastagem e Forragicultura
ESPECIALIDADE: Avaliação, Produção e Conservação de Forragens

Objetivou-se avaliar a persistência do capim-Andropogon em um sistema silvipastoril (SSP) após oito anos de utilização em comparação ao seu monocultivo. Para a estimativa da massa seca de forragem, composição morfológica do pasto, comportamento em pastejo e consumo da forragem, adotou-se o delineamento de blocos ao acaso (dois) com parcelas subdivididas. A composição química do pasto foi avaliada utilizando um delineamento inteiramente casualizado com parcelas subdivididas, os tratamentos (sistema silvipastoril e monocultura), foram alojados nas parcelas principais e nas subparcelas os meses (março, abril, maio e junho). Não houve interação (P>0,05) entre o sistema de cultivo da pastagem (SSP e monocultura) e os anos de avaliação (2011 e 2019). Para o sistema de cultivo da pastagem a massa seca de forragem total (MSFT) foi maior (P<0,01) para o SSP independente do ano de avaliação. Observou-se interação (P<0,05) entre os sistemas de cultivo e os períodos de pastejo (meses) para as vareáveis altura do dossel e produção de material morto, as outras características estruturais não tiveram interação, no entanto houve efeito (P<0,05), para a produção de MSFT, massa seca das folhas e relação folha/colmo, sendo influenciadas pelos sistemas de cultivo, e os períodos de pastejo. Houve interação para o conteúdo de proteína bruta (P<0,01), os demais componentes nutricionais avaliados, não tiveram interação, embora observou-se efeito para o conteúdo de FDN (P<0,05). O sistema silvipastoril registrou um tempo de pastejo superior (P<0,05), com uma média de 386,7 minuto, no mês de março foram registrados os menores tempos para essa variável (P=0,03), coincidindo com a elevada concentração de fibras na monocultura, para as demais variáveis comportamentais não foram observadas diferenças entre sistemas de cultivo e períodos de avaliação. Não houve diferença significativa (P>0,05) para as variáveis de consumo entre os tratamentos, e os períodos de pastejo, com exceção de g MS minuto-1, sendo superior no mês de marco, coincidindo com o período de maior oferta de forragem de ótima qualidade. Não foram observadas diferenças (P>0,05) para os tipos de bocados, com uma taxa média de 17,8 bocados/minuto-1. O capim-Andropogon cultivado em SSP apresenta persistência ao logo dos anos quando pastejado por caprinos, apresentando elevada produção de massa de forragem com valor químico adequado para a nutrição de caprinos, quando comparado com o seu monocultivo.

Presidente - 2011596 - RICARDO LOIOLA EDVAN
Interno - 1550698 - DANIEL LOUCANA DA COSTA ARAUJO
Interno - 423364 - MARIA ELIZABETE DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - EDSON MAURO SANTOS - UFPB