Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISAAC TORRES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISAAC TORRES DOS SANTOS
DATA: 27/11/2018
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de aula do PPGO
TÍTULO: Análise do cuidado à saúde bucal de mulheres em situaçãode rua em Teresina-PI
PALAVRAS-CHAVES: Acesso aos serviços de saúde. Cuidados integrais de saúde. Cuidados odontológicos. Pessoas em situação de rua. Saúde da mulher.
PÁGINAS: 42
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

Pessoas em situação de rua sofrem de grande vulnerabilidade social, o que é agravado pelas dificuldades do contexto da mulher em situação de rua. Mesmo assim, não há políticas de saúde que façam distinção de gênero para essa população, que é desfavorecida no contexto de saúde, incluindo saúde bucal. É necessário um entendimento do cuidado à saúde bucal de mulheres em situação de rua, visando formulação de políticas específicas. Este estudo tem o objetivo de analisar o cuidado à saúde bucal de mulheres em situação de rua na cidade de Teresina-PI. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que será desenvolvida junto às mulheres em situação de rua acompanhadas por duas instituições especializadasna assistência dessa população. Serão recrutadas mulheres em situação de rua maiores de 18 anos, acompanhadas pelas instituições e que não apresentem quaisquer condições que impossibilitem o diálogo. A produção de dados se dará mediante entrevista semiestruturada, observação simples com registro em diário de campo e produção de versões de sentido. As falas das entrevistadas serão gravadas e transcritas literalmente, sem a utilização de software profissional. As análises serão feitas em blocos de três, mediante critério de saturação teórica, intercaladas ao processo de imersão em campo. Como referencial teórico será utilizada a hermenêutica de Hans-Georg Gadamer (1999) associada às contribuições de Paul Ricoeur (1976). Todos os preceitos éticos de pesquisa serão seguidos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2296566 - CACILDA CASTELO BRANCO LIMA
Externo à Instituição - IZABEL HERIKA GOMES MATIAS CRONEMBERGER - FSA
Interno - 1301059 - MARCOELI SILVA DE MOURA
Presidente - 1167660 - REGINA FERRAZ MENDES VIANA
Notícia cadastrada em: 14/11/2018 13:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 12:46