• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:45. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

Banca de QUALIFICAÇÃO: NATÁLIA GONÇALVES NOGUEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATÁLIA GONÇALVES NOGUEIRA
DATA: 12/12/2018
LOCAL: Sala de aulas do Programa de Pós-graduação em Odontologia
TÍTULO: IMPACTO DE LESÕES CARIOSAS NÃO TRATADAS COM OU SEM NECROSE PULPAR NA QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS COM CÁRIE PRECOCE DA INFÂNCIA E SEUS FAMILIARES
PALAVRAS-CHAVES: qualidade de vida, saúde bucal, cárie dentária, pré-escolares, epidemiologia.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia

Trata-se de um estudo transversal cujo objetivo é avaliar o impacto de dentes decíduos com lesões cariosas não tratadas com e sem necrose pulpar desencadeia na qualidade de vida de crianças e seus familiares. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí (Parecer: 2.763.995). Os participantes da pesquisa serão crianças na faixa etária de 2 a 5 anos e seus responsáveis. As crianças são frequentadoras da clínica odontológica infantil da UFPI. A amostra será consecutiva e a coleta de dados será realizada em três momentos: aplicação de questionário sociodemográfico, aplicação de questionário validado de qualidade de vida - EarlyChildhood Oral Health ImpactScale - B-ECOHIS e exame clínico dentário. Serão constituídos dois grupos de estudo. Grupo 1: composto por crianças com lesões cariosas não tratadas de ICDAS igual ou superior a 5, sem necrose pulpar. Grupo 2: composto por crianças com lesões cariosas não tratadas de ICDAS igual ou superior a 5 e algum dente que apresentar necrose pulpar. Os questionáriossóciodemográficoe B-ECOHISserão aplicados aos familiares/responsáveis.Os exames clínicos dentários serão realizados por única examinadora previamente treinada e calibrada com concordâncias inter eintraexaminadoras igual ou superior a 0,8 (kappa) Serão aplicados os índices epidemiológicos ceod, pufa e ICDAS Os dados serão analisados no software SPSS (StatisticalPackage for Social Science, para Windows, SPSS Inc., Chicago, IL, USA) versão 23.0. Será realizada análise descritiva e aplicação dos testes Man-Whitney e Kruskal–Wallis e regressão de Poisson (p≤0,05)

Presidente - 423338 - LUCIA DE FATIMA ALMEIDA DE DEUS MOURA