Banca de DEFESA: ANANDA SOUZA PEREIRA

DISCENTE: ANANDA SOUZA PEREIRA
DATA: 20/12/2018
LOCAL: PPG em Odontologia
TÍTULO: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E FATORES ASSOCIADOS À EROSÃO DENTÁRIA EM PRÉ-ESCOLARES
PALAVRAS-CHAVES: erosão dentária, criança, pré-escolar, saúde bucal
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia

A erosão dentária é um processo de desgaste químico-mecânico não causado por ácidos de origem bacteriana, que resulta em perda cumulativa e irreversível dos tecidos duros dentais. Alterações nos hábitos alimentares aumentaram o interesse sobre o desgaste erosivo dentário, condição que emergiu como problema que pode afetar a dentição decídua pela maior susceptibilidade de dissolução/desgaste que a dentição permanente. Este estudo tem por objetivo determinar o perfil epidemiológico e fatores associados à erosão dentária em pré-escolares. Trata-se de um estudo transversal, que será desenvolvido em creches públicas e privadas da cidade de Teresina, Piauí. Amostra representativa randomizada com 888 crianças na idade de cinco anos foi calculada a partir do banco de dados da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Teresina. Os dados serão coletados através de questionário estruturado aplicado aos responsáveis e exame clínico dos participantes após escovação prévia com dentifrício fluoretado, no qual as condições erosão dentária (índice de O’Brien modificado) e  cárie dentária (ceod)  serão pesquisadas. Dois avaliadores previamente treinados e calibrados com valor de kappa ≥ 0,8 realizarão o exame clínico dos participantes. Os dados serão anotados em fichas clínicas individuais elaboradas para este estudo, digitados e analisados no programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS®, versão 22.0) para Windows. As crianças serão agrupadas segundo a ocorrência (índice O’Brien modificado> 0) ou não (índice O’Brien modificado= 0) de erosão dentária e comparadas segundo as variáveis pesquisadas. A análise descritiva dos dados será realizada. Testes qui-quadrado e exato de Fisher serão aplicados para testar as associações e fazer comparações entre os grupos com e sem erosão dentária em relação às variáveis independentes. Para verificar quais variáveis serão fatores associados à ocorrência de erosão dentária será realizada a análise de regressão logística. Na regressão logística bivariada serão incluídas as variáveis independentes com valor de p < 0,20 nos Testes qui-quadrado e exato de Fisher. Somente as variáveis que obtiverem p-valor <0,05 serão mantidas no modelo de regressão logística multivariado, e será calculada a Odds Ratio ajustada. Será utilizado intervalo de confiança de 95% e nível de significância de 5%.

Interno - 423338 - LUCIA DE FATIMA ALMEIDA DE DEUS MOURA
Externo à Instituição - LUCIELMA SALMITO SOARES PINTO - UESPI
Presidente - 1301059 - MARCOELI SILVA DE MOURA
Externo à Instituição - MARIA CRISTINA CARVALHO DE ALMENDRA FREITAS - FACID