Banca de QUALIFICAÇÃO: SERGIO LOBAO VERAS BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SERGIO LOBAO VERAS BARROS
DATA: 23/08/2019
LOCAL: Bloco 5 – Sala do Mestrado – UFPI
TÍTULO: CONHECIMENTO CLÍNICO, ÉTICO E LEGAL DE ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA DO ESTADO DO PIAUÍ SOBRE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Resíduos de Serviços de Saúde, Biossegurança, Estudantes de Odontologia
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia

Os resíduos de serviços de saúde (RSS) são todos os resíduos gerados no atendimento de humanos e animais, sejam de origem química física ou biológica. Sua relevância não se dá pela quantidade gerada, mas pelo risco que trazem à saúde da população e meio ambiente. Dentre os profissionais de saúde, os cirurgiões-dentistas representam um dos mais expostos ao risco de infecções por estarem em contato frequente e direto com materiais perfurocortantes, fluidos orgânicos e produzirem na clínica resíduos, em sua maioria, potencialmente infecciosos. Nesse contexto, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), dispõe sobre medidas a serem tomadas em cada etapa do gerenciamento dos resíduos, dependendo do tipo de lixo em questão. Partindo do princípio que os conhecimentos repassados aos profissionais em formação refletem nas suas atitudes no ambiente de trabalho, a pesquisa objetivou medir o grau do conhecimento de acadêmicos dos cursos de graduação em Odontologia das Instituições de Ensino Superior do Piauí sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde. O estudo será observacional, transversal, feito de forma censitária entre os alunos regularmente inscritos no último ano de Odontologia das Instituições de Ensino Superior do Piauí. Um questionário previamente validado por Fernandes (2009) contendo 33 questões autoaplicáveis será respondido pelos participantes sobre a produção, manuseio e descarte dos resíduos sólidos de saúde, no que concerne ao gerenciamento, legislação e questões éticas.

Interno - 2296566 - CACILDA CASTELO BRANCO LIMA
Presidente - 423020 - CARMEM DOLORES VILARINHO SOARES DE MOURA
Interno - 1960448 - GLAUBER CAMPOS VALE
Externo à Instituição - NEUSA BARROS DANTAS NETA - FACID