Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINE BARROS OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAROLINE BARROS OLIVEIRA
DATA: 20/01/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma virtual Zoom
TÍTULO: ARTIGOS MAIS CITADOS SOBRE REMOÇÃO SELETIVA DE TECIDO CARIADO: análise bibliométrica
PALAVRAS-CHAVES: Remoção seletiva de tecido cariado, lesão cariosa profunda, cárie dentária, remoção seletiva, mais citado, bibliometria.
PÁGINAS: 42
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

Introdução: Remoção seletiva de tecido cariado visa minimizar efeitos adversos à polpa dentária em lesões cariosas profundas e risco de exposição pulpar. O diagnóstico do estado pulpar é fundamental e o limite de remoção do tecido deve ser norteado pela textura da dentina.  Objetivo: Determinar características qualitativas e quantitativas das publicações mais citadas sobre a técnica de remoção seletiva de tecido cariado por meio de análise bibliométrica. Material e método: A busca dos artigos será realizada nas bases de dados Web of Science Core Collection, Scopus e Google Scholar. Serão incluídos artigos dos tipos revisões sistemáticas da literatura com e sem metanálise, revisões de literatura, ensaios clínicos, ensaios clínicos randomizados, estudos de coorte, caso-controle, transversais, laboratoriais, série, relatos de casos e estudos laboratoriais. Os artigos serão listados e organizados em ordem decrescente do número de citações. Parâmetros para extração dos dados: título do artigo, posição na lista de citações, número de citações, densidade de citações, número de citações nos últimos 5 anos e nos últimos 6 meses, autores, instituição, país e continente de origem, título e fator de impacto do periódico, ano de publicação, delineamento do estudo, palavras-chave e outros tópicos de interesse. Os países, continentes e instituições do artigo serão considerados de acordo com as informações do autor correspondente. O software VOSviewer será utilizado para gerar redes bibliométricas e mapas de visualizações de conglomerados e densidade colaborativa, para facilitar a visualização e compreensão das relações de termos e autores. Para análise dos dados, serão realizados testes de normalidade, correlação e regressão de Poisson. Todos os testes serão realizados ao nível de significância de 5% (p<0,05).


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2296566 - CACILDA CASTELO BRANCO LIMA
Presidente - 423338 - LUCIA DE FATIMA ALMEIDA DE DEUS MOURA
Externo à Instituição - MANUEL RESTREPO RESTREPO - CES
Externo à Instituição - MATHEUS DE FRANÇA PERAZZO - UFG
Notícia cadastrada em: 11/01/2023 14:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 29/03/2024 03:45