Banca de QUALIFICAÇÃO: NATALIA SILVA ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATALIA SILVA ANDRADE
DATA: 11/12/2014
LOCAL: Sala de Aula do PPGO - bloco 5
TÍTULO:

IMPACTO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE BUCAL NA QUALIDADE

DE VIDA DE PRÉ-ESCOLARES

PALAVRAS-CHAVES:

qualidade de vida, saúde bucal, pré-escolares

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia

Alterações relacionadas à saúde bucal podem ter um impacto negativo sobre o bem-estar físico, social e psicológico de crianças e seus familiares. A avaliação do impacto da saúde bucal na qualidade de vida de crianças contribui para implementação de políticas públicas de saúde, determinação de necessidades de tratamento, priorização de cuidados e avaliação dos resultados das estratégias implementadas. Assim, o objetivo deste estudo transversal foi avaliar o impacto das condições de saúde bucal na qualidade de vida de pré-escolares. A população será constituída por pré-escolares com idade de 5 anos, matriculados em instituições públicas e privadas do município de Teresina-PI, Brasil. Determinou-se uma amostra do tipo probabilística e aleatória que será constituída por 602 crianças. Serão coletados dados sociodemográficos e história de traumatismo dentário. Será aplicado instrumento de qualidade de vida validado para população brasileira nas versões paras crianças e para os responsáveis (PedsQL Escore Geral e Escala de Saúde Bucal). Será realizado exame clínico intra-bucal por um único examinador previamente treinado e calibrado (Kappa > 0,60) na própria instituição onde a criança está matriculada. Os índices ceo-d (dentes cariados, com extração indicada e obturados), critérios de Foster e Hamilton (chave de caninos, mordida cruzada posterior, sobressaliência e sobremordida) e DDE modificado (opacidades difusas, demarcadas, hipoplasia e combinações) serão utilizados para a avaliação da experiência de cárie dentária, maloclusão e defeitos de desenvolvimento do esmalte. A análise estatística será realizada utilizando-se o software SPSS versão 20.0 para Windows. Será aplicado teste Komolgorov-Smirnoff para verificar a normalidade dos dados e seleção dos testes estatísticos.

Externo à Instituição - ALTAIR ANTONINHA DEL BEL CURY - UNICAMP
Externo à Instituição - JAIME APARECIDO CURY - UNICAMP
Presidente - 1790736 - MARINA DE DEUS MOURA DE LIMA
Notícia cadastrada em: 01/12/2014 10:35