Banca de QUALIFICAÇÃO: GIL ANDERSON FERREIRA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GIL ANDERSON FERREIRA SILVA
DATA: 29/05/2015
LOCAL: Sala 338 CCHL
TÍTULO:

REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO ESPAÇO GEOGRÁFICO PIAUIENSE PARTILHADA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM TERESINA - PI

PALAVRAS-CHAVES:

Geografia. Ensino. Espaço geográfico. Representações Sociais.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia da População

A presente proposta de pesquisa tem como objetivo central realizar a análise da representação social do espaço geográfico piauiense no grupo de alunos do 3º ano do Ensino Médio e professores da rede pública de ensino em Teresina-PI. Tal objetivo fora forjado tendo como base a hipótese segundo a qual existe uma representação social do espaço geográfico do Piauí, nos grupos de professor e de alunos do Ensino Médio, e que esta influencia a postura, abordagem do docente do conteúdo e o aproveitamento dos conteúdos referente ao assunto pelos estudantes. Deste modo, a investigação contribui para as pesquisas que buscam o desenvolvimento dos conceitos-chave da Geografia na realidade piauiense, em específico, o de espaço geográfico. Ela também busca ampliar o repertório teórico do ensino da geografia e o conhecimento sobre os seus aspectos na realidade escolar de Teresina – PI, assim como iniciar o preenchimento da lacuna causada pela ausência de estudos no Piauí que reflitam e investiguem as representações sociais do espaço geográfico piauiense no grupo de professores e alunos em escolas públicas de nível médio.Concernente aos teóricos que dão sustentação à obra, até o presente momento, são referência no campo da metodologia científica Bardin(1986), Lakatos& Marconi(2006), Cordeiro (1999), Maia(1998) eSeverino(2007). Referente ao Espaço geográfico piauiense fundamentam os trabalhos de Cepro(2003),Farias(2009),Rebêlo(s. d.),Santana(2008), Macambira(2000),Silva Filho(2000) eVeloso Filho (2002, 2011, 2010). Especificamente ao Ensino de geografia lançou-se mãos as contribuições teóricas de Brasil(2006), Cavalcanti(1998), Evangelista(2007), Pontuschka(1999), Piauí(2013), Silva(2007), Tardif(2012), Xavier(2013). Por último destacam-se Andrade(2011), Abric(2001), Flament(2001), Jodelet (2001), Harré(2001) eMoscovici(1978), tecendo estes reflexões teóricas sobre as representações sociais. Ateniente as técnicas utilizada no manuseio dos dados, utilizou-se para coleta-los a aplicação do Teste de Associação livre de Palavras (TALP) e aplicação de questionário.Na tabulação, tratamento e análise dos dados fez-se uso de softwares, Word, Excel e EVOC.Sendo este último especifico para as representações sociais. Somou-se a estas técnicas a análise de conteúdo categorial.Como resultado principal, constatou-se que no grupo pesquisado, o sentido da representação social do espaço geográfico piauiense é o local no qual os educandos vivem suas experiências quotidianas, “Local que é marcante”, que tem um “espaço geográfico muito quente, o calor é muito forte”, que em função da “falta de chuva se torna muito quente”, e que “quando fica quente fica muito ruim se locomover”, sendo estas as “[...] principais característica do Piauí”. Sendo que o espaço geográfico do Estado também possui uma natureza que tem que ser preservada; onde “O natural está por conta das belezas naturais que ainda se conservam no Piauí, como os rios e algumas matas, e outros”, sendo que os rios possuem como importância para o “[...] o povo piauiense em questão de abastecer reservatórios de água, plantações e tambem por nosso estado ser banhado por dois rios”; sendo ainda, “[...] essenciais para nossas vidas para sobrevivermos a sede”, tendo em vista o calor e as elevadas temperaturas que predominam e caracterizam o Estado.

Presidente - 1087152 - JOSELIA SARAIVA E SILVA
Interno - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA
Interno - 1167728 - CARLOS SAIT PEREIRA DE ANDRADE
Notícia cadastrada em: 19/05/2015 18:56