Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIS FABIANO DE AGUIAR SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIS FABIANO DE AGUIAR SILVA
DATA: 04/05/2016
LOCAL: CCHL - Sala de Video 2
TÍTULO:

A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS POR PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Geografia. Representação Social. Educação de Jovens e Adultos

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia

O objeto do estudo compreende a representação social de educação de jovens e adultos, contida no discurso dos professores e professoras de Geografia que lecionam nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio da rede estadual de ensino em São Luís-MA. Assim, realizam-se alguns questionamentos, a acerca da formação inicial do licenciado em geografia. Esse profissional atende as especificidades dos alunos jovens e adultos? Haveria ou deveria haver matrizes específicas para essa área de conhecimento no que se refere ao trabalho pedagógico? Como auxiliar o professor de geografia que atua nessa modalidade de ensino, na construção dos conhecimentos geográficos para o processo de ensino e aprendizagem? A hipótese é a de que a formação inicial do licenciado em geografia faz-se para atender as necessidades do aluno de ensino regular. Essa esquece o aluno jovem e adulto, que requer tratamento diferenciado e, muitas vezes, os professores de geografia que atuam nesta modalidade não compreendem ou não são preparados para enfrentar esta realidade, realizando a simples transposição de conteúdos e metodologias do ensino fundamental maior e do ensino médio. Portanto, buscar a representação de educação de jovens e adultos por professores de geografia pode subsidiar o debate sobre sua formação e sobre o currículo de geografia, porque esses sujeitos não foram formados para atuar nessa modalidade de ensino, contudo o mercado de trabalho os absorve. O objetivo geral tende em analisar a representação social de educação de jovens e adultos articulada por professores e professoras de geografia que ensinam nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio. Os objetivos específicos para esse estudo foram: identificar o conteúdo e a estrutura da representação social de educação de jovens e adultos construída por professores e professoras de geografia; verificar as configurações politico-institucionais na formação do professor de geografia e suas repercussões no ensino de geografia para educação de jovens e adultos; e conhecer a trajetória educacional e profissional dos professores de geografia das escolas pesquisadas. Quanto ao percurso teórico-conceitual, o estudo será desenvolvido em três eixos norteadores que tratam sobre: os aspectos históricos e conceituais da EJA; o currículo, a formação de professores e o ensino de Geografia na EJA; e a representação social de educação de jovens e adultos entre os professores de geografia da educação básica. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma junção entre a pesquisa qualitativa e a Teoria das Representações Sociais desenvolvida por Serge Moscovici e complementada por Jean-Claude Abric com a Teoria do Núcleo Central. Quanto aos instrumentos utilizados na coleta de dados temos um questionário socioeconômico e cultural e a Técnica de Associação Livre de Palavras – TALP. Para o tratamento dos dados coletados, será utilizado o software de tratamento das Evocações Livres – EVOC, em sua versão 2000, criado por Pierre Vergés e seus colaboradores e aproveitando-se da análise categorial de Bardin (2006). Assim, esse percurso pretende Evidenciar o conteúdo e a organização da representação no grupo de professores e professoras da EJA, explicitando como objetivam e em que matrizes culturais a ancoram.

Presidente - 1433032 - RAIMUNDO LENILDE DE ARAUJO
Interno - 1087152 - JOSELIA SARAIVA E SILVA
Externo ao Programa - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Notícia cadastrada em: 25/04/2016 15:29