• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ORLEANDO LEITE DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ORLEANDO LEITE DE CARVALHO
DATA: 28/05/2019
HORA: 08:10
LOCAL: Sala de Vídeo I
TÍTULO: Rede urbana Piauiense: centralidade, Shopping Center e Novas Formas de Consumo
PALAVRAS-CHAVES: Shopping Centers. Rede Urbana. Centralidade.
PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
RESUMO:

Os Shopping Centers são novas formas de comércio que ao longo dos anos vêm se especializando na malha territorial brasileira em novos espaços urbanos. A importância de se estudar os Shopping Centers numa perspectiva geográfica se amplia pelas modificações causadas no espaço urbano-regional e da própria cidade a partir da sua implantação. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar modificações na rede urbana piauiense, relacionando as novas centralidades urbanas referente ao comércio e consumo evidenciando os fatores da espacialização dos Shoppings Centers. Como objetivos específicos, destacam-se: (i) compreender a (re)produção do espaço urbano a partir de modificações que foram decisivas para a configuração atual do setor terciário no Estado do Piauí; (ii) discutir sobre a rede urbana piauiense, à luz da dinâmica das cidades com suas funções e consequentemente suas centralidades; (iii) articular as centralidades ao processo de expansão dos Shoppings Centers, considerando a evolução e os fatores de sua expansão no território; (iv) refletir sobre as novas dinâmicas do espaço urbano, relacionadas aos Shoppings Centers e as atividades comerciais, demarcando novas formas de consumo. Três questões-problema norteiam a pesquisa: (i) tendo em vista que os shoppings centers são resultados de centralidades já estabelecidas, que modificações podem ser averiguadas a partir de sua instalação? (ii) quais semelhanças e diferenças entre a instalação de um Shopping Center em uma cidade grande e uma cidade média? (iii) É possível identificar um padrão na escolha de cidades para implantação dos shopping centers? Como hipótese geral, tem-se que os efeitos provocados pelos shoppings centers no Piauí reconfiguraram de forma impactante o espaço urbano-regional e intraurbano, fortalecendo áreas centrais já consolidadas no conjunto da rede urbana e de suas relações, condicionando, por sua vez, o aparecimento de novas áreas centrais a partir de novas formas de comércio e consumo. A metodologia compreendeu pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo. Entre os autores que fundamentam a discussão, destacam-se: Corrêa (1989; 2006), Sposito (2010), IBGE (1972; 1987; 1993; 2007), Piantudi (1992), Ortigoza (1996). A fonte documental consiste em visita a sites de órgãos como o Instituo Brasileiro de Geografia -IBGE, Associação Brasileira de Shopping Center – ABRASCE, Fundação CEPRO, entre outros. A pesquisa de campo consiste em observação in loco das postulações obtidas a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados alcançados até o momento evidenciam que no Piauí a instalação dos Shopping Centers tem ocorrido nas cidades com centralidades já consolidadas. Além disso, verifica-se que as estratégias para sua implantação possuem diferenças que vão desde o porte do empreendimento, como da forma de funcionamento a depender de cada cidade e da sua influência em relação a outras.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423676 - ANTONIO CARDOSO FACANHA
Interno - 2440142 - BARTIRA ARAUJO DA SILVA VIANA
Externo à Instituição - PAULO HENRIQUE DE CARVALHO BUENO - IFPI
Notícia cadastrada em: 14/05/2019 15:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 22:22