O presente trabalho que tem o objetivo apresentar um estudo sobre a urbanização e os espaços turísticos, no processo de desenvolvimento local da cidade de Parnaíba-PI. O estudo buscou fazer uma análise dos principais espaços turísticos, contudo, a urbanização da cidade tem despertado discussões, a partir do crescimento acelerado dos espaços urbanizados advindos do processo de urbanização dos territórios, neste sentido, a produção do espaço acontece de forma direta e indireta, assim os munícipios de médio e grande porte tendem a desenvolver e ordenar seus espaços, a fim de, corresponder às demandas e necessidades existentes nele, facilitando assim o desenvolvimento das políticas públicas na esfera municipal, estadual e federal. As cidades têm desempenhado um papel importante no desenvolvimento local, aos poucos os setores da economia e das práticas sociais vão se transformando e construindo a urbanização, tornando-se cada vez mais em ambientes com capacidade para suportar as necessidades da população e suas práticas cotidianas. Este estudo aponta alguns conflitos socioeconômicos causados pelo crescimento da cidade e as modificações ocorridas no processo de urbanização dos espaços geográficos e principais vias de movimentação urbana. Para delineamento da pesquisa foram definidos os espaços geográficos e turísticos tais como: a Avenida São Sebastião, Complexo Turístico Porto das Barcas, Avenida das Nações Unidas (Beira-rio), e Avenida Deputado Pinheiro Machado pelos diversos usos desses espaços, principalmente no setor de serviços turísticos. Diante dessa discussão, surgem os objetivos: i) identificar às políticas públicas direcionadas a gestão urbana, social e econômica das atividades existentes de Parnaíba; ii) Descrever os agentes produtores do espaço turísticos na cidade de Parnaíba; e por fim, iii) Entender como se deu a organização dos espaços turísticos a partir da história e dos perfis de serviços oferecidos nas suas áreas de atuação. Para delineamento metodológico foram utilizados base bibliográfica e documental, aplicação de questionários semiestruturados aos comerciantes, gestores e usuários dos espaços (turísticos e visitantes) – estando esta ainda em fase de coleta de dados. Portanto, a produção do espaço geográfico e turístico na cidade de Parnaíba, se desenvolve a partir dos agentes que atuam a favor dos interesses na produção do capital, fazendo com que o consumo imediato e dinâmico seja o ponto principal desses agentes, que se instalam nesses espaços.