Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS VINICIUS DE ANDRADE RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS VINICIUS DE ANDRADE RIBEIRO
DATA: 23/07/2020
LOCAL: Sala virtual no google meet
TÍTULO: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO CURRÍCULO DE GEOGRAFIA DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA PARTILHADA POR PROFESSORES DESSA DISCIPLINA DO ENSINO FUNDAMENTAL II
PALAVRAS-CHAVES: Representações Sociais. Currículo. Ensino de Geografia. Piauí
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada em dezembro de 2017 pelo Ministério da Educação e passa a vigorar no ensino fundamental. O documento deve guiar os currículos dos sistemas e redes de ensino em todo o país, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas. O município de Teresina – PI, durante o ano de 2018, redefiniu seu currículo oficial baseando-o nos preceitos da BNCC. Assim, entende-se ser grande a influência das propostas curriculares na adequação dos saberes escolares a serem ensinados, incluindo os conhecimentos geográficos e o norteamento das práticas educativas, pois influenciam no tipo de sociedade e de sujeito que se quer construir, o que a escola ensina, como se ensina e como se avalia. Neste contexto, redefinem-se, também, os conteúdos e os fundamentos teórico-metodológicos enquanto aportes das práticas educativas desenvolvidas no cotidiano escolar. Dessa forma, os novos modelos curriculares instituídos – da BNCC ao currículo da rede municipal de Teresina – surgem como centro instrumental dos processos de mudanças no âmbito da educação geográfica que se pratica na cidade de Teresina. Procurando contribuir com essa discussão, o presente estudo apresenta como objetivo geral analisar a representação social do currículo de Geografia da rede municipal de Teresina - PI partilhada por professores dessa disciplina. E como objetivos específicos: I - Identificar no currículo de Geografia da rede municipal de Teresina a presença dos conceitos estruturantes da ciência geográfica; II - Conhecer o conteúdo e a estrutura da representação social do currículo de Geografia da rede municipal de Teresina partilhada pelos professores dessa disciplina; III – Verificar a ocorrência de relação entre o conteúdo da representação social e a forma de apresentação dos conceitos estruturantes da ciência geográfica presentes no documento. Para tanto, buscou-se apoio na Teoria das Representações Sociais elaborada por Moscovici (1969) com ênfase a uma de suas teorias complementares, a Teoria do Núcleo Central formulada por Jean-Claude Abric. Para dar embasamento à discussão sobre Currículo, bem como seu período contemporâneo de produção, utilizamos teóricos como Apple (2001, 2006), Silva (2011, 2019) Santomé (1998, 2013), Lopes e Macedo (2011), Sacristán (2013), Harvey (2008), Santos (2003), Bauman (1999), entre outros. Partimos da hipótese de que os professores de Geografia não possuem uma representação social vinculada ao campo científico expresso no currículo de Geografia da rede municipal de Teresina. Para balizarmos nossas análises utilizaremos uma abordagem quanti-qualitativa associada à Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), possuindo como instrumentos de coleta de dados o Teste de Associação Livre de Palavras e um questionário. Para obter um melhor rigor metodológico, bem como maior domínio da técnica de coleta de dados, realizamos nesta etapa da pesquisa um pré-teste com um número de participantes reduzidos. Utilizando a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), identificou-se indícios de que a representação social dos participantes do pré-teste está vinculada a não adequação de documentos dessa natureza à realidade cotidiana da escola. A fase do pré-teste nos possibilitou observar a viabilidade desta pesquisa, bem como aprimorar as técnicas utilizadas.

Presidente - 1087152 - JOSELIA SARAIVA E SILVA
Interno - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA
Interno - 2645480 - MUGIANY OLIVEIRA BRITO PORTELA
Externo à Instituição - HUGO HELENO CAMILO COSTA - UFMT