Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELA DOS SANTOS LEAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELA DOS SANTOS LEAL
DATA: 27/07/2020
LOCAL: Sala virtual Google meet
TÍTULO: Geografia e memória: ensino de Geografia no Liceu Piauiense
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Geografia no Brasil. Colégio Pedro I. Liceu Piauiense. Ensino de Geografia no Piauí.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana

O ensino de Geografia no currículo de escolas brasileira é antigo, da mesma forma como ocorria na Europa. Antes do século XIX isso não ocorria como uma disciplina específica. O conteúdo da Geografia distribuía-se nas abordagens de outras disciplinas, como nos estudos de literatura e de história e astronomia. O decreto do ano de 1837, que reorganizava o Seminário de São Joaquim e mudava-lhe o nome para Imperial Colégio de Pedro II, em homenagem ao Imperador menino. No Brasil durante o período Imperial, criado o Imperial Colégio Pedro II, tinha como referência a implantação do ensino dos colégios no Brasil e em suas províncias. Aos governos das províncias coube à responsabilidade pelo ensino elementar e médio, urgindo em consequência os primeiros liceus provinciais, localizados nas suas respectivas capitais, como o Liceu Piauiense, Colégio Zacarias de Góis, fundado em 1845, na capital piauiense Oeiras. Esta dissertação tem por objetivo discutir o ensino de Geografia no Liceu Piauiense, seus aspectos históricos e geográficos para a fundação do Liceu Piauiense, os professores de Geografia que passaram nessa instituição, os currículos e os livros de Geografia utilizados na escola durante o período escolhido para a pesquisa. A metodologia compreende-se: identificar os fatos e as leis que regulamentam e regulamentaram o ensino de Geografia no Brasil; Estudar a trajetória do Liceu Piauiense no contexto da educação no Piauí; estudar a trajetória da Disciplina de Geografia no Liceu Piauiense a partir da análise da evolução do ensino de Geografia. O presente estudo terá abordagem qualitativa para seu desenvolvimento, estudar o ensino de Geografia no estado do Piauí em sua perspectiva histórica e seus currículos aplicados no seu desenvolvimento no período de 1845 a 1958. O procedimento utilizado será baseado especialmente em pesquisa bibliográfica, onde iremos realizar levantamento de obras e textos científicos que versam sobre a Geografia do estado, do currículo no período em questão. Espera-se como resultado caracterizar o ensino e sua importância para os discentes e para a sociedade em geral.

Interno - 6422093 - IRACILDE MARIA DE MOURA FE LIMA
Externo à Instituição - LUIS TÁVORA FURTADO RIBEIRO - UFC
Externo à Instituição - MANOEL FERNANDES DE SOUSA NETO - USP
Presidente - 1433032 - RAIMUNDO LENILDE DE ARAUJO