Banca de QUALIFICAÇÃO: ALICE SILVA COSTA ALELAF

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALICE SILVA COSTA ALELAF
DATA: 23/09/2020
LOCAL: Sala virtual no google meet
TÍTULO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO SOBRE A CIDADE DE FLORIANO
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologia da Informação e Comunicação. Ensino da Cidade de Floriano. Ensino de Geografia.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana

A pesquisa aqui apresentada discute o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino de Geografia, priorizando o ensino da cidade de Floriano-PI. Tendo em vista que a maior parte da população brasileira vive nas cidades e que extensivamente esse espaço está repleto de tecnologias, torna-se necessário analisar como esse cotidiano da maior parte dos alunos da educação básica pode se relacionar com o ensino de Geografia e, por consequência, auxiliar no exercício da cidadania. Em se tratando do cotidiano dos alunos, as TICs, seja pelo uso da TV, do computador, do smarthphone, do tablet ou de outros recursos, tornaram-se mais presentes no dia a dia. Desse modo, existe uma necessidade de que a escola considere essas tecnologias a serviço do ensino, contribuindo para a formação dos alunos para o pleno exercício da cidadania por meio do acesso à informação. Assim, pergunta-se: como os professores de Geografia da rede Estadual de ensino de Floriano mediam o ensino sobre a cidade de Floriano com o uso de TICs? Para responder essa questão norteadora, estabeleceu-se como objetivo geral: analisar como as Tecnologias da Informação e Comunicação contribuem para o ensino da cidade de Floriano, na perspectiva dos professores de Geografia da rede estadual. Complementarmente, os objetivos específicos consistem em: conhecer pesquisas desenvolvidas no Brasil sobre as TICs e o ensino de cidade; identificar as políticas educacionais para o uso das TICs no ensino; verificar como as TICs são trabalhadas no contexto do ensino de Geografia, na educação básica, em Floriano; apresentar alguns dos aspectos urbanos da cidade de Floriano e a relação desses com o ensino geográfico; propor encaminhamentos para o ensino da cidade de Floriano com o uso das TICs. Embasados nas leituras de Nascimento (2007), Tajra (2012), Barreto (2014), Dias (2010), Cursino (2018), Cavalcanti (2010, 2019), Portela (2017), Castellar e Vilhena (2010), Carlos (2003), entre outros, formulamos a abordagem teórico-metodológica deste trabalho. Desse modo, esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e fará uso de questionários semiestruturados para os professores da rede estadual de ensino que têm formação inicial em Geografia e trabalham com essa disciplina na cidade de Floriano. Constatamos, em princípio, que três escolas estaduais na cidade de Floriano possuem os critérios necessários para a efetuação desta pesquisa. Como resultados preliminares, averiguou-se que, nos programas de Pós-Graduação de Geografia, há poucos trabalhos relacionados às TICs ou ao ensino de cidade; que, ao associar os dois aspectos, nenhum trabalho foi encontrado; e que os estudos sobre os aspectos urbanos referentes à cidade de Floriano – PI também são escassos.

Presidente - 2645480 - MUGIANY OLIVEIRA BRITO PORTELA
Interno - 1087152 - JOSELIA SARAIVA E SILVA
Externo ao Programa - 2361659 - ANDREIA MARTINS
Externo à Instituição - LANA DE SOUZA CAVALCANTI - UFG