SOBRE OS 10 ANOS DO PPGGEO/UFPI

A instalação da Universidade Federal do Piauí implicou no surgimento de uma dinamica geográfica na cidade de Teresina, no estado do Piauí, muito significativa que, de acordo com argumentos de Santos, 2006 caracterizou-se como  a materialização  de fixos e de fluxos, que no período entre 1971 e 2021 transformou um território da cidade em uma Universidade, ou seja, nestes últimos cinquenta anos, a Universidade Federal do Piauí, a partir da instalação do Campus Universitário Petrônio Portella, contribuiu decisivamente com a dinâmica urbana da zona leste da cidade e, especialmente, contribuiu para a formação profissional de muitos piauienses e de muitos brasileiros.

Nesse cenário, é impossível não colocar a GEOGRAFIA como uma ciência fundamental nessa contribuição, tendo em vista que a GEOGRAFIA, no Piauí, começou à sua atuação, no ano de 1958, ainda na Faculdade de Filosofia, portanto, anterior a própria UFPI. Esses estudos e pesquisas realizados, desde 1958, como marco embrionário e, posteriormente, a partir de 1971, com o desenvolvimento do processo de consolidação da ciência geográfica, despertou o interesse pela implantação de um Programa de pós-graduação em GEOGRAFIA, notadamente, devido à grande quantidade de profissionais formados em GEOGRAFIA pela UFPI e demais instituições, que procuravam a UFPI e o Curso de GEOGRAFIA em busca de informações sobre a criação de um Programa de pós-graduação em GEOGRAFIA.

A partir de avanços na formação profissional docente, principalmente no início do Século XXI e a contratação de novos doutores, o projeto de pós-graduação em GEOGRAFIA saiu de fase de ideias para a concretização de projeto que culminou com a aprovação do Programa de pós-graduação em GEOGRAFIA da UFPI em Reunião do CTC-EC/CAPES, em 01/03/2011.

Nesses 10 anos de funcionamento do Programa de Pós-graduação em GEOGRAFIA da Universidade Federal do Piauí, já foram formado(a)s 107 mestres. Esse(a)s profissionais que desenvolveram às pesquisas com várias abordagens teóricas e metodológicas a partir de objetos de estudos específicos, porém, foram fundamentais para contribuir com a ciência geográfica piauiense e brasileira. A maior densidade geográfica de objetos de estudos está diretamente relacionada com o estado do Piauí, de norte a sul e de leste a oeste, o que demonstra a importância do Programa de pós-graduação em GEOGRAFIA da Universidade Federal do Piauí. É importante ressaltar que o Programa de pós-graduação em GEOGRAFIA tem influência além do território piauiense, pois já formou mestres oriundos de outros estados do Brasil.

Todos os estudos realizados, todas as pesquisas realizadas, todas as dissertações defendidas, todos os textos publicados: artigos, trabalhos completos em eventos, resumos em eventos, palestras realizadas por docentes, discentes e egressos, dentre outros, justificam o protagonismo do Programa de pós-graduação em GEOGRAFIA da Universidade Federal do Piauí.

Foram 10 anos de muito aprendizado. Tudo era novo. Mas, ao completar 10 anos, aumenta a nossa responsabilidade e o nosso compromisso para que o Programa de pós-graduação em GEOGRAFIA se consolide como um Programa fundamental para o desenvolvimento científico, geográfico, profissional e social, dentre outros, do Estado do Piauí.

Parabéns PPGGEO/UFPI.

Prof. Dr. Raimundo Lenilde de Araújo

Coordenador do PPGGEO/UFPI.

Notícia cadastrada em: 01/03/2021 16:22