Banca de QUALIFICAÇÃO: THAIS COSTA MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAIS COSTA MEDEIROS
DATA: 31/05/2021
LOCAL: Sala virtual Google meet
TÍTULO: PERCEPÇÃO DO ESPAÇO VIVIDO DE ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DO LUGAR EM CAXIAS- MA
PALAVRAS-CHAVES: Deficiência Visual. Ensino de Geografia. Lugar. Espaço Vivido. Caxias – MA.
ÁREA: Geografia

A presente pesquisa foi realizada a partir da necessidade de repensar como se desenvolve o ensino de geografia para alunos com deficiência visual no que tange ao conceito de lugar. A compreensão desse conceito pode ser melhor efetivado a partir do espaço de vivência do aluno. Partindo do pressuposto de que a ausência da visão limita a apreensão e compreensão do espaço, torna-se pertinente refletir sobre a construção do conceito de lugar para alunos deficientes visuais, já que tais conhecimentos viabilizam o desenvolvimento da aprendizagem em relação à ciência geográfica e contribuem para a orientação e mobilidade desses sujeitos na convívio social. Nesse contexto, o estudo tem como objetivo geral analisar de que forma o aluno com deficiência visual percebe e constrói o sentido do lugar no ensino de Geografia, com sua vivência diária escola-casa na cidade de Caxias- MA. Os objetivos específicos são: a) discorrer sobre materiais didáticos táteis utilizados na alfabetização de alunos deficientes visuais no ensino de Geografia; b) identificar os conhecimentos e práticas dos professores de Geografia no ensino do lugar para alunos com deficiência visual; c) verificar como o aluno com deficiência visual percebe e constrói o sentido do lugar por meio do seu espaço vivido. A pesquisa será desenvolvida em três etapas: pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Destacam-se autores que contribuíram na pesquisa bibliográfica: Callai (2000); Carlos (2007); Carmo (2011); Cavalcanti (2012); Serpa (2019); Silva (2015); Tuan(2012); Tuan (2015); Tuan (2018), entre outros. A pesquisa documental trata das normativas existentes acerca do objeto de estudo. Será adotada também como metodologia a pesquisa participante, estabelecendo como campo de pesquisa a investigação com 03 (três) alunos e um total de 03 (três) escolas da rede estadual do município pesquisado. Serão aplicados questionários com professores e realizadas entrevistas com os alunos a fim de discorrer os conhecimentos, práticas e desafios dos professores de Geografia frente à presença de alunos desprovidos do sentido da visão, além de conhecer como os alunos compreendem os conteúdos geográficos, em especial o lugar. Espera-se que a pesquisa contribua para a formação dos professores de Geografia acerca do processo de ensino e aprendizagem de alunos deficientes visuais e que orientem as práticas em sala de aula com o intuito de garantir a inclusão desses sujeitos na sala de aula.

Presidente - 2440142 - BARTIRA ARAUJO DA SILVA VIANA
Interno - 1087152 - JOSELIA SARAIVA E SILVA
Externo à Instituição - ROSEMY DA SILVA NASCIMENTO - UFSC
Externo à Instituição - FERNANDO DA COSTA FERREIRA - UERJ