A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO
Educação Ambiental. Livro Didático. Geografia Escolar e Complexidade.
Grande Área: Ciências Humanas - Área: Geografia - Sub-Área: Ensino
Resumo: A relação entre homem e natureza nem sempre ocorreu de forma harmoniosa. Na maioria das vezes esta relação é predatória gerando, consequentemente, prejuízos muitas vezes irreversíveis para a sociedade como um todo. É nesse sentido que as discussões em torno da Educação Ambiental tornam-se relevante, principalmente no que se refere às aulas. Por ser um tema interdisciplinar sua discussão pode acontecer em todas as disciplinas do currículo escolar. Assim sendo, o objetivo geral dessa pesquisa é analisar como a Educação Ambiental é abordada nos Livros Didáticos de Geografia do Ensino Médio que foram aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático no triênio 2012-2015. Levando em consideração que os livros didáticos representam grande investimento do governo federal, que os analisa, aprova e compra milhões de exemplares, enviando-os às escolas. Com base numa revisão bibliográfica considerando Leff (2001), Loureiro (2006), Shaffer (2010), Castrogiovanni e Goulart (2010), Stefanello (2009), Marpica (2008), Silva (2006), entre outros, a hipótese formulada destaca que o livro didático de Geografia não trabalha as questões ambientais de forma crítica, e que nesses manuais constam algumas discussões sobre os problemas ambientais, mas que não levam a uma compreensão da complexidade que envolve essa questão. A abordagem teórico-metodológica para o desenvolvimento dessa pesquisa terá como apoio o pensamento complexo de Edgar Morin. Os livros didáticos analisados serão os que ficaram melhor colocados na avaliação feita pelo MEC para o triênio 2012-2015. Dessa forma deseja-se descobrir como os livros didáticos de geografia aprovados pelo programa do governo abordam as questões ambientais.