Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA ARAÚJO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA ARAÚJO DA SILVA
DATA: 28/07/2021
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: Educação ambiental e o livro de Geografia: uma análise do livro didático do 6º ao 9º ano utilizado nas escolas da rede municipal de Coelho Neto/MA
PALAVRAS-CHAVES: Geografia. Livro didático. Educação Ambiental
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana

Compreendendo a urgência e importância da discussão da temática ambiental dentro do espaço escolar e a prática eficaz da Educação Ambiental nas escolas brasileiras, a presente pesquisa, ainda em andamento, tem como tema central a Educação Ambiental e o livro didático de Geografia do 6º ao 9º utilizado nas escolas da rede municipal de ensino de Coelho Neto/MA.  Diante disso, a pesquisa teve como objetivo geral a análise dos conteúdos e atividades a fim de constatar de que forma a temática ambiental está presente e se esta contempla a Educação Ambiental seja nos conteúdos e/ou atividades, os objetivos específicos foram: a) realizar o resgate histórico  da trajetória do livro didático no Brasil; b) Identificar as políticas governamentais educacionais; c) Descrever os programas voltados para implantação do livro didático; d) Caracterizar as Diretrizes curriculares para o ensino no Brasil, e; d) Extrair do livro didático os conceitos ambientais contidos em seus conteúdos. No primeiro momento, por se tratar de uma pesquisa de abordagem qualitativa, a metodologia do trabalho foi sustentada na pesquisa bibliográfica e documental. Posteriormente, na segunda fase da pesquisa, será realizada a análise dos conteúdos geográficos contemplados pelas Coleções: Expedições Geográficas e Araribá Mais Geografia, ambas da Editora Moderna e escolhidas no PNLD 2020-2023, para tal faremos usos de alguns procedimentos da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados preliminares sobre o estudo da trajetória do livro didático no Brasil, desde a sua idealização, criação e inserção nas escolas do Brasil, à luz das reformas implementadas e as políticas governamentais educacionais (Decretos-Leis, Leis, Decretos e Resoluções), desde o período Imperial até os dias de hoje. Estudando as políticas voltadas para compra e distribuição desse material, nos fazem refletir sobre a ideologia motivadora para o surgimento dos livros, seu formato na atualidade, a disposição dos conteúdos e a sua finalidade.

Presidente - 1433032 - RAIMUNDO LENILDE DE ARAUJO
Interno - 734.280.863-68 - MARIA FRANCINEILA PINHEIRO DOS SANTOS - UFAL
Externo à Instituição - CRISTINA MARIA COSTA LEITE - UnB
Externo à Instituição - JOSE FALCAO SOBRINHO - UVA