Banca de DEFESA: AMANDA MARIA PIRES DE BRITO

ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia Urbana

A inquietação a respeito da produção do espaço urbano move uma variedade de estudos sobre cidades em todo mundo. Entender como um determinado espaço é construído, quais as causas e interesses para tanto, requer entender diferentes caminhos, dentre elas a atuação dos agentes que disputam, entre si, os seus interesses no contexto deste espaço, provocando modificações em diferentes âmbitos e propósitos. Deste modo, o presente trabalho analisou a produção do espaço intraurbano de Timon-MA, recontando sua trajetória desde sua elevação da categoria de Vila para cidade, e as transformações ocorridas recentemente em seu perímetro urbano. Desta forma, a imersão nesta pesquisa revelou que Timon-MA encontra-se em um processo de expansão urbana, atrelada as mudanças populacionais, econômicas e sociais experimentadas por Timon nas últimas décadas. A relevância e pertinência do estudo empreendido para o conhecimento científico consistem em apresentar uma proposta de regionalização do perímetro urbano de Timon, em sete áreas aqui denominadas de regiões administrativas, a fim de propor uma linguagem mais acessível, e um entendimento geográfico mais amplo a respeito do espaço intraurbano da cidade. O perímetro urbano de Timon ao ser analisado através de sete regiões administrativas, evidencia-se um processo de expansão urbana perceptível, e que não ocorreu em uma única, e sim em todas as regiões da cidade, faz-se necessário conhecer quem são os responsáveis por essas modificações, e como elas alteram a dinâmica urbana de Timon.

Presidente - 423676 - ANTONIO CARDOSO FACANHA
Interno - 2645480 - MUGIANY OLIVEIRA BRITO PORTELA
Externo à Instituição - IVAN DA SILVA QUEIROZ - URCA
Notícia cadastrada em: 21/07/2021 11:15