Notícias

CONVITE- Aula Inaugural “Ambientes, Territórios e Lugares: os geógrafos e os objetos de conhecimento híbridos”.

Aula Inaugural “Ambientes, Territórios e Lugares: os geógrafos e os objetos de conhecimento híbridos”.

 

O Curso de Graduação em Geografia e o Programa de Pós-Graduação em Geografia convidam todas e todos da comunidade ufipiana e demais instituições de ensino e de pesquisa para participarem, no dia 25 de agosto, às 18:30h, da aula inaugural e de abertura do semestre intitulada “Ambientes, Territórios e Lugares: os geógrafos e os objetos de conhecimento híbridos” ministrada pelo Prof. Dr. Marcelo Lopes de Souza, da UFRJ.

Titular do Departamento de Geografia, o referido professor em seu mais recente livro Ambientes e Territórios, tem redesenhado um duplo trabalho de compreensão do ambiente para além de "meio-ambiente", de um “envoltório” da natureza não-humana, e do território para além da compreensão dos espaços políticos e administrativos de um Estado ou município.

A aula inaugural, assim, nos presenteará com a íntima conexão entre os ambientes, os territórios e os lugares como um ponto híbrido entre os suportes paisagísticos e materiais interligados com as relações de poder que disputam os ambientes, os recursos e seus significados. Assim, mais que impactos se pensam em conflitos ambientais, injustiças ambientais e a articulação de saberes distintos para a compreensão da realidade ambiental a partir da geografia.

 

Link de acesso a live: https://youtu.be/v97oAk6YROE

 

Cordialmente,

 

Curso de Graduação em Geografia – UFPI

Programa de Pós-Graduação em Geografia – UFPI

 

Apoio:

Centro Acadêmico de Geografia – CACEO/UFPI

Notícia cadastrada em: 23/08/2021 16:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 20:12