Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ GONZAGA ALVES DOS SANTOS FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZ GONZAGA ALVES DOS SANTOS FILHO
DATA: 30/08/2019
LOCAL: Sala de Reuniões da Universidade Federal do Piauí -UFPI/PARNAÍBA
TÍTULO: Efeito de dieta enriquecida com extratos vegetais na imunomodulação e resistência de Litopenaeus vannamei (BOONE, 1931) contra White Spot Syndrome Virus
PALAVRAS-CHAVES: carcinicultura; imunoestimulante; patógeno; antimicrobiano
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca

Diante do atual quadro sanitário vivenciado na cadeia produtiva do camarão Litopenaeus vannamei o aumento da imunidade e resistência a doenças tornou-se primordial para o crescimento sustentável da indústria carcinícola. Portanto, o presente estudo teve como objetivo indicar um imunoestimulante natural derivado de plantas com capacidade de aumentar a resistência de L. vannamei contra infecção do vírus da síndrome da mancha branca (WSSV). Estudos prévios foram realizados com os óleos essenciais (OEs) das espécies Achyrocline satureioides, Alpinia zerumbet, Cymbopogon citratus, C. winterianus, Lippia alba, L. origanoides, Mesosphaerum suaveolens, Ocimum gratissimum, Pilocarpus microphyllus, Psidium guajava, Varronia curassavica, Allium sativum, Citrus x limon, O. basilicum, Salvia officinalis e Thymus vulgaris. Também foram utilizados os extratos etanólicos (EEs) das plantas Spondias mombin, Myracrodruon urundeuva e Punica granatum. Nos estudos prévios foram realizados: caracterização química por meio de cromatografia a gás e cromatografia líquida de ultraeficiência, ambas acopladas a espectrômetro de massas; atividade antibacteriana contra cepas de Vibrio parahaemolyticus, por meio do método de microdiluição em caldo nutritivo; determinação da atividade antioxidante pelo método da atividade sequestradora de radicais livres, utilizando o radical 2,2-difenil-1-picrilhidrazil; e toxicidade aguda em náuplios recém-eclodidos Artemia salina. Os valores de concentração inibitória mínima (CIM) variaram de 0,039 a 10 mg.mL-1 contra as estirpes bacterianas utilizadas. Na mistura dos EEs de P. granatum e M. urundeuva (1:3) foi observado o melhor resultado de atividade antibacteriana (0,039 mg.mL-1 ). Os EEs apresentaram os maiores valores de atividade antioxidante, sendo M. urundeuva o maior (IC50 = 18,22 ± 0,39 µg.mL-1 ). Os EEs não apresentaram atividade tóxica (CL50 > 1000 µg.mL-1 ), enquanto os OEs foram considerados tóxicos. Com base nos resultados preliminares, avaliou-se o efeito da suplementação dietética de extrato etanólico de M. urundeuva e P. granatum (EEMP) na imunomodulação e resistência de L. vannamei contra infecção causada por WSSV. No presente estudo foram realizados 2 ensaios: (1) influencia da dieta suplementada com EEMP em 2 dosagens (1g.kg-1 e 2g.kg-1 de ração) na atividade antibacteriana da hemolinfa (AAH) de camarões contra estirpes de V. parahaemolyticus e na contagem total de hemócitos (CTH); (2) efeito da suplementação dietética com EEMP (1g.kg-1 ) e um suplemento alimentar comercial para camarões (3 mL.kg-1 ) na expressão de genes imunorelacionados e na sobrevivência à infecção provocada por WSSV. Os ensaios foram realizados em triplicata, utilizando-se 10 animais por repetição. Diariamente as variáveis de qualidade de água foram monitoradas (oxigênio dissolvido, salinidade, pH, temperatura, e amônia total). Foi possível observar que os animais tratados com 1g.kg-1 apresentaram melhor AAH e CTH, e que o aumento da concentração de EEMP não ocasionou efeito doseresposta. A sobrevivência dos animais alimentados com EEMP 1g.kg-1 foi significativamente maior que a dos animais que receberam suplemento alimentar comercial (SAC) e o grupo controle após 5 dias de infecção. Em conclusão, sugere-se que o EEMP promove elevação da imunidade inata e da resistência contra infecção causada por WSSV em L. vannamei.

Interno - 1718303 - DURCILENE ALVES DA SILVA
Externo à Instituição - FABÍOLA HELENA DOS SANTOS FOGAÇA - EMBRAPA
Externo ao Programa - 1221652 - IVANILZA MOREIRA DE ANDRADE
Notícia cadastrada em: 26/08/2019 09:30