Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO ASSIS DOS SANTOS MOREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO ASSIS DOS SANTOS MOREIRA
DATA: 13/12/2022
HORA: 08:00
LOCAL: Núcleo de Pesquisas em Plantas Medicinais
TÍTULO: Determinação dos Potenciais Antioxidante e Anti-Inflamatório Tópico de um Gel à Base de Momordica charantia L. em Modelos Animais.
PALAVRAS-CHAVES: Momordica charantia L. Artrite Reumatoide. Gel. Inflamação. Formulação tópica.
PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Farmacologia
RESUMO:

A artrite reumatoide (AR) é exemplo de doença inflamatória autoimune sistêmica que promove a destruição e incapacidade das articulações por afetar o tecido sinovial. Onde o tratamento farmacológico disponível são os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) e glicocorticoides (GC). No entanto, esses fármacos possuem várias reações adversas, dentre elas pode-se destacar atividade imunossupressora, irritação gástrica, formação de úlcera, redução da taxa de filtração glomerular, fluxo sanguíneo renal e ação antiproliferativa. Ainda como opção farmacológica muito utilizada estão os anti-reumáticos modificadores da doença (DMARDs), cerca de 20 a 40% dos pacientes não conseguem ter êxito na terapia com os DMARDs, devido à resistência terapêutica adquirida, falha secundária ou intolerância. Nesse contexto tem-se a necessidade de novas opções terapêuticas, como o uso de espécies vegetais e produção de formulações à base de plantas medicinais como opções mais seguras e com índice menor de efeitos adversos. No presente trabalho investigou-se o potencial anti-inflamatório e antioxidante de uma formulação gel à base de extrato glicólico de Mormordica charantia L (Gel MCH) em ratos. Inicialmente, foi realizado o ensaio de toxicidade em ratas e em seguida foram avaliadas as ações antiedematogênica e anti-inflamatória em modelos de edema de pata induzido por carragenina, dextrana, histamina e prostaglandina, bem como artrite induzida por Adjuvante Completo de Freund (CFA) em ratos, onde foram avaliados a espessura do edema com paquímetro digital e incapacidade articular, também foram coletadas amostras de tecido para confecção de laminas histológicas e sangue para doseamento de marcadores de estresse oxidativo (GSH, MPO, Nitrito e TBARS). O tratamento com Gel MCH (2000mg/kg) não desenvolveu sinais de toxicidade dérmica ou irritação cutânea visíveis macro ou microscopicamente. A formulação Gel MCH (200 mg/kg) foi capaz de reduzir o edema induzido por carragenina (*** p<0,001), histamina (**p<0,01), dextrana (**p<0,01) e prostaglandina E2 (***p<0,001), assim como reduziu tempo de elevação de pata (TEP) (p< 0,001) e edema (*** p< 0,001) no protocolo de artrite induzida por ACF. Os animais tratados com o Gel MCH (200 mg/kg) apresentaram melhora nos níveis séricos de GSH (* p<0,05) e redução de MPO (** p<0,01), TBARS (* p<0,05) e Nitrito (* p<0,05). Os resultados obtidos indicam que a formulação à base de M. chatantia L. exerce ação anti-inflamatória delineada pela redução do estresse oxidativo, redução da infiltração neutrofílica (evidenciado pelo doseamento de MPO), redução da atividade de histamina e prostaglandina E2.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1167629 - FERNANDA REGINA DE CASTRO ALMEIDA
Presidente - 2246074 - FRANCISCO DE ASSIS OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARIA HELENA RODRIGUES MESQUITA - UNIFSA
Notícia cadastrada em: 28/11/2022 15:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 19/04/2024 06:49