Banca de QUALIFICAÇÃO: NALDIA PAULA COSTA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NALDIA PAULA COSTA DOS SANTOS
DATA: 25/05/2015
LOCAL: Sala de Defesas do PPGEd
TÍTULO:

A Mobilização e a Aquisição de Saberes por Professores de Matemática ao Vivenciarem Experiências com Materiais Manipuláveis

PALAVRAS-CHAVES:

Materiais Manipuláveis. Professor de Matemática. Ensino de Matemática na Escola Básica. Mobilização e Aquisição de Saberes Docente

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O objeto do presente estudo compreende a mobilização e aquisição  de saberes por professores de matemática ao vivenciarem experiências com materiais manipuláveis , tendo por objetivo geral: compreender de que forma os saberes são adquiridos e mobilizados na prática dos professores de Matemática do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental ao vivenciarem experiências com materiais manipuláveis. Especificamente pretendemos: contextualizar aspectos históricos do ensino de Matemática no Ensino Fundamental, dando ênfase aos materiais manipuláveis enquanto tendência pedagógica; caracterizar a prática pedagógica dos professores de Matemática que exercem a docência no Ensino Fundamental; descrever  formas de aquisição e de mobilização de saberes docentes no que tange à prática do professor  de Matemática do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental ao utilizar os materiais manipuláveis em atividades propostas nas aulas de Matemática;e; identificar a importância da utilização dos materiais manipuláveis  como subsídio para o fazer pedagógico do professor de Matemática. Considerando  a abordagem teórica conceitual, a pesquisa será desenvolvida a partir de bases das tendências no ensino da Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, fundamentadas em autores como:Reys (1971), Nacarato (2005), Valente (2007), Fiorentini e Miorim (1990), Mendes (2006), dentre outros. Utilizaremos também como aporte teórico, os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), que mostram a contribuição da utilização dos materiais manipuláveis para um trabalho de formação de atitudes, enfrentando desafios, na busca de soluções , na criação de estratégias e da possibilidade de alterá-las quando o resultado não é satisfatório e necessárias para a aprendizagem da Matemática. Nas estratégias metodológicas, apresentamos uma pesquisa de natureza qualitativa, em que utilizaremos como técnica as descrições de professores, correspondendo os objetivos do estudo em que norteiam a mobilização e aquisição de saberes dos professores de Matemática, em que serão direcionados por Minayo ( 1994);Richardson et al (1999); Bardin (2006),dentre outros.Os sujeitos envolvidos na pesquisa serão professores de Matemática que atuam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Teresina- Pi. Os dados coletados na pesquisa serão produzidos mediante desenvolvimento de questionário e entrevistas semi- estruturada, a fim de identificar o perfil acadêmico e profissional dos sujeitos, em que  realizaremos reunião informal com os sujeitos da pesquisa, com o objetivo de convidarmos e esclarecermos os objetivos e o uso dos instrumentos de coleta de dados, bem como será informado o período de aplicação desses instrumentos. A análise dos dados consistirá em uma análise descritiva e interpretativa do conteúdo do questionário e  entrevistas produzidas pelos professores, considerando três categorias principais de análise: os aspectos de organização do material a ser estudado, a codificação e classificação desse material e por fim a reflexão , a fim de estabelecer relações com a realidade pesquisada, compreendendo a mobilização e aquisição de saberes nas aplicações de atividades matemáticas com materiais manipuláveis.O presente trabalho mostra-se relevante por permitir que se compreenda como se desenvolve a mobilização e aquisição de saberes por professores de Matemática da Rede Pública Municipal de Teresina ao vivenciarem experiências com materiais manipuláveis, permitindo ainda, aos professores de Matemática, uma reflexão sobre sua prática docente e a significação do ensino de Matemática e suas aplicações no contexto social.

Presidente - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Externo ao Programa - 3280919 - HILDA MARA LOPES ARAUJO
Externo à Instituição - VALDIRENE GOMES DE SOUSA - UESPI