Banca de QUALIFICAÇÃO: NILDA MASCIEL NEIVA GONCALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NILDA MASCIEL NEIVA GONCALVES
DATA: 30/04/2015
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO:

A Prática Docente dos Alunos Mestres de Biologia: Saberes Mobilizados no Estágio Supervisionado

PALAVRAS-CHAVES:

Estágio Supervisionado. Prática Docente. Formação Inicial. Ensino de

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente

O Estágio Supervisionado é etapa fundamental da formação inicial de professores por oportunizar aos discentes momentos de observação, participação e intervenção no seu futuro campo de atuação. Neste contexto o presente estudo objetivou caracterizar a prática docente dos alunos-mestres de biologia e as formas de aquisição e mobilização de saberes durante o Estágio Supervisionado.  Especificamente, pretendemos: contextualizar o Estágio Supervisionado na formação do professor de Biologia; identificar os saberes mobilizados na prática docente dos alunos - mestres de Biologia no Estágio Supervisionado; relacionar as práticas docentes com os saberes mobilizados no Estágio Supervisionado. Assim, do ponto de vista teórico-conceitual, a pesquisa foi desenvolvida basicamente sob dois eixos: o primeiro compreende o processo histórico da formação do professor de Biologia, a legislação que regulamenta o Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura, classificação do Estágio Supervisionado segundo Krasilchick (1987) e dias atuais, construído a partir das formulações de autores como: Alarcão (2000), Brito (2007), Krasilchick (1987, 1983), Delizeicov; Angotti(1990), Imbernón (2007, 2010), Mendes Sobrinho (2002, 2007, 2011), Nóvoa (1992, 1995, 2000), Júnior (2003), Carvalho (2001), entre outros. O segundo eixo teórico-conceitual compreende reflexões acerca das práticas docentes dos alunos-mestres de Biologia e saberes mobilizados durante o Estágio Supervisionado, desenvolvido com base nas contribuições de Krasilchik (2004); Marandino, Selles e Ferreira (2009); Pimenta (2011), dentre outros. Utilizamos também como aporte teórico, os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/96, Lei do Estágio e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2008), que direcionam a educação brasileira. No campo metodológico, optamos por uma pesquisa qualitativa, com a utilização da técnica: entrevista semi-estruturada, direcionada por Bertucci (2009); Lakatost (2010); Triviños (2009), Richardson et al (2008), dentre outros. Os sujeitos e o contexto do estudo compreendem professores supervisores e alunos – mestres do Curso de Biologia da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, localizada no município de Picos - PI. Os dados da pesquisa foram produzidos a partir de questionário misto e entrevistas semi-estruturadas, a fim de identificar o perfil acadêmico-profissional dos interlocutores e formas de aquisição e mobilização da prática docente de alunos-mestres durante o Estágio Supervisionado. A análise dos dados consistirá em uma análise descritiva e interpretativa do conteúdo das entrevistas semi-estruturadas produzidas pelos professores supervisores e alunos-mestres, considerando duas categorias principais de análise: o Estágio Supervisionado e a Prática Docente de alunos-mestres. O presente trabalho mostra-se relevante por permitir que se desvele um novo olhar sobre os profissionais que atuarão no ensino da disciplina Biologia, nas escolas públicas do nosso país, através de uma sólida reflexão sobre suas práticas durante a realização do Estágio Supervisionado a fim de detectar como os saberes da prática docente são adquiridos e mobilizados, garantindo a superação de obstáculos que possam inviabilizar as práticas docentes inovadoras. Contribuirá para a formação de professores mais comprometidos e responsáveis com suas práticas, bem como fornecerá subsídios teóricos para futuras investigações.

Presidente - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo à Instituição - RAIMUNDO DUTRA DE ARAÚJO - UESPI