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Banca de QUALIFICAÇÃO: TERESA CHRISTINA TORRES SILVA HONORIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TERESA CHRISTINA TORRES SILVA HONORIO
DATA: 29/05/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de defesa do PPGED
TÍTULO:

A FORMAÇÃO INICIAL E O LETRAMENTO DE PROFESSORES: EVOCAÇÕES NARRATIVAS

 


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento. Formação inicial. Narrativas.


PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

Este estudo tem como objetivo investigar as articulações entre formação inicial e letramento de professores, perspectivando-os como agente letradores. Apresenta uma análise acerca da formação inicial de professores a partir dos pressupostos da teoria crítica, fundamentando-se em autores, tais como Mclaren (1997), Giroux (1997), Freire (1996), dentre outros. Para Freire (1996), a formação de professores requer a articulação de diferentes saberes que envolvem as diferentes dimensões da prática educativa, entendida como prática político-social. No que se refere a essa temática, McLaren (1997, p. 202), indica que o conhecimento” [...] nunca é neutro ou objetivo, mas é ordenado e estruturado de maneiras particulares; suas ênfases e exclusões partilham uma lógica silenciosa [...].” O estudo apresenta, ainda, reflexões sobre o letramento de professores tendo como referência central os estudos de  Street (1995). Para esse autor o letramento não é uma técnica desenvolvida por repetições esvaziadas de sentido social crítico, reconhecendo que o sujeito participa efetivamente de práticas sociais de utilização da leitura e da escrita. De modo específico o estudo aborda o que pensam os professores formadores sobre letramento na formação inicial; as situações de letramento propostas aos futuros professores na formação inicial; como os formadores analisam as práticas de leitura e de escrita propostas na formação de professores e o que os formadores vislumbram para redimensionar o letramento na formação inicial. A pesquisa apoia-se na tese de que a formação inicial possibilita aos professores a vivência de múltiplos letramentos, na perspectiva de formá-los como agentes letradores. Como orientação metodológica o desenvolvimento da investigação tem como suporte o método (auto)biográfico, a partir da pesquisa narrativa. A narrativa biográfica permite dar forma à experiência vivida, interpretá-la e dar-lhe coerência e sentido, possibilita ao narrador situar-se como sujeito de sua própria história, bem como possibilita a reconstituição de processos históricos e socioculturais vivenciadas nos diferentes contextos da formação e do exercício da profissão docente. Os dados da pesquisa foram produzidos com a utilização do ateliê biográfico de projeto e da entrevista narrativa, tendo como base as contribuições de Delory-Momberger (2012) e Jovchelovitch e Bauer (2010). Os sujeitos do estudo correspondem  09 professores do  Curso de Pedagogia do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí. Para análise de dados utilizaremos a técnica de análise de conteúdo segundo Bardin (2011). 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo à Instituição - IVEUTA DE ABREU LOPES - UESPI
Externo à Instituição - MARLY GONDIM CAVALCANTI SOUZA - UESPI
Externo à Instituição - ANA MARIA IORIO DIAS - UFC
Notícia cadastrada em: 06/05/2015 16:05
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