Banca de QUALIFICAÇÃO: RAQUEL MARIA DA CONCEICAO MARQUES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAQUEL MARIA DA CONCEICAO MARQUES DA SILVA
DATA: 27/08/2015
LOCAL: Sala de aula do PPGEd
TÍTULO:

JOVENS DE 15 A 17 ANOS: SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA

PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Fundamental. Formação e Práticas Pedagógicas. Aprendizagem da Leitura e da Escrita.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

RESUMO

O trabalho dissertativo que ora se apresenta trata-se de uma investigação sobre os sentidos e significados da leitura e da escrita, para jovens de 15 a 17 anos retidos no ensino fundamental, objeto de estudo dessa investigação. Vincula-se à Linha de Pesquisa: Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação (NIPPC) da Universidade Federal do Piauí. Reflete as práticas pedagógicas relacionadas a leitura e a escrita, tendo como lócus a sala de aula, dialogando com sentidos e significados atribuídos pelos jovens e os profissionais da escola e sua influencia para a aprendizagem. Foi desenvolvida com a participação de professores e estudantes do sistema de ensino municipal de Teresina/Piauí. O referencial teórico metodológico sustenta-se na Pesquisa Ação com abordagem qualitativa na perspectiva colaborativa. A opção pela abordagem qualitativa e colaborativa se justifica porque se aplica ao objeto de estudo, visto que analisa a realidade envolvendo simultaneamente estudantes, professores e pesquisador. O interesse pela problemática partiu de inquietações vivenciadas como docente da escola básica atuando no Ensino Fundamental no Componente Curricular Língua Portuguesa o que resultou na questão/problema, norte desse estudo: Como os sentidos e significados atribuídos pelos jovens de 15 a 17 anos, à leitura e à escrita constituem alternativas de intervenção para a consolidação de práticas pedagógicas que favoreça o processo de aprendizagem? Tem como objetivo geral: Analisar os sentidos e significados atribuídos pelos jovens de 15 a 17 anos, à leitura e à escrita visando à consolidação de práticas pedagógicas que favoreçam a aprendizagem e como objetivos específicos: a) Refletir as relações intergeracionais envolvidas no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita desses jovens; b) Compreender as funções sociais da leitura e da escrita com vistas à consolidação de práticas pedagógicas que favoreçam a aprendizagem; c) Desenvolver estratégias de intervenção possibilitando a conclusão do ensino fundamental e continuidade dos estudos. No plano teórico, fundamenta-se, na LDB nº 9424/96, PNE nº 8.035/2010 e nos estudos de: Freire (2011), Moll (2012), Gadotti (2009), Martins (2012), Moura (2003, 2004, 2007), Iñiguês (2004) e Bardin (2011) entre outros. Os procedimentos metodológicos para produção das informações foram realizados em três momentos. No primeiro, aplicação do questionário com todos os alunos do turno da tarde que se encontram retidos no Ensino Fundamental, quando poderiam estar cursando o Ensino e Médio e, os professores do Componente Curricular Língua Portuguesa, a fim de traçar o perfil dos participantes e levantar as necessidades de formação e as dificuldades de leitura e de escrita. A entrevista segundo momento com os participantes, foi realizada com o propósito de consolidar informações acerca das necessidades de aprendizagens dos alunos. No terceiro momento, realizaram-se os ciclos de estudos colaborativos com a participação dos estudantes. A organização das informações produzidas apoiam-se em Bardin (1979), Oliveira (2010) e a interpretação nos princípios da Análise do Discurso, segundo Bauer; Gaskell (2002), Malheiros (2011), Pêcheux (2012). Os resultados apontam para a existência de um referencial teórico bastante restrito, o que sugere pesquisas envolvendo essa problemática. Neste aspecto, chega-se a conclusão de que se abre para a Academia um campo de investigação fértil na educação básica.

Presidente - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo ao Programa - 3280919 - HILDA MARA LOPES ARAUJO