Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONINA MENDES FEITOSA SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONINA MENDES FEITOSA SOARES
DATA: 23/10/2015
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO:

A PRÁTICA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO MEDIANDO À APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS

PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Ciências Naturais. Prática. Organização do ensino. Conceitos Científicos.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente

O presente estudo tem como objetivo geral: Investigar as relações que se estabelecem da prática professor de Ciências Naturais com a organização do ensino, mediando possibilidades de apropriação de conceitos científicos. Foi desenvolvido com cinco professoras da Escola Municipal Nossa Senhora da Paz parte da rede pública do município de Teresina-PI. Inseridas em contexto formativo propiciado pela Pesquisa-ação, especificamente pretendemos caracterizar a prática do professor de Ciências Naturais nos anos finais do Ensino Fundamental, identificando as necessidades advindas dessa prática como tomada de consciência para a apropriação de conceitos científicos, propiciando uma análise das implicações produzidas pela organização do ensino na prática do professor de Ciências Naturais para apropriação de conceitos científicos. Para realização deste processo investigativo, utilizamos os princípios do Materialismo, Histórico e Dialético, enquanto método de pesquisa e análise (MARX E ENGELS, 2008; VIGOTSKI, 2010; KOSIK, 2011; AFANASIEV, 1968). A nossa escolha se justifica, pois, partimos da compreensão de que o ser humano se desenvolve por meio das relações que estabelece em contextos sociais, históricos e culturais por meio das quais apropriam-se dos conhecimentos produzidos e acumulados pela humanidade, este processo se dá de forma mediada por ferramentas e instrumentos produzidos culturalmente de forma objetivada e inerentes a função do professor e da escola. Dado o caráter investigativo formativo deste estudo recorremos a pesquisa-ação (FRANCO, 2005, 2004, 2012; SMITH, 1993) uma vez que a nossa intenção era desenvolver uma investigação formação, tendo em vista criar possibilidades de reelaborar a prática e as ações de ensino. O processo investigativo se deu por meio questionário semiestruturada, entrevista nerrativa e encontros formativos por meio dos quais desencadeou-se momentos de discussão do campo teórico possibilitando uma tomada de consciência das práticas reais. Como suporte de análise utilizamos a análise do discurso (PONTECORVO, 2005; ORLANDI, 2013) considerando, para isso, o discurso das interlocutoras como realidade material para análise dos enunciados selecionados. Os dados empíricos apontaram para elaboração de eixos temáticos que inter-relacionam o movimento lógico do pensamento, a prática e a organização do ensino como mediadores para apropriação de conceitos. Os resultados analisados até o momento apontam para a resposta da nossa questão problema. A existência de uma estreita relação entre o lógico, a prática e as ações de ensino vem revelando ser determinante para o tipo de conceito construído, sejam eles espontâneos ou científicos e que a inserção em contextos formativos cria as possibilidades de reconstrução das práticas com vistas a apropriação de conceitos científicos. Isso vem confirmando a nossa tese de que as relações que se estabelecem da prática do professor de Ciências Naturais com a organização do ensino produzem possibilidades de apropriação de conceitos científicos.

Interno - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 1167663 - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA