Banca de DEFESA: MARCOELIS PESSOA DE CARVALHO

DATA: 07/11/2015
LOCAL: Sala de defesa do PPGEd
TÍTULO:

FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO E O DESAFIO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL: CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA

PALAVRAS-CHAVES:

Formação de Professores. Educação Integral, Integrada. Educação em Tempo Integral. Currículo e Práticas Pedagógicas.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

RESUMO

O presente estudo apresenta uma pesquisa sobre a formação continuada de professionais do ensino médio e sua articulação com o currículo e as práticas pedagógicas. Vincula-se à Linha de Pesquisa: Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação (NIPPC), da Universidade Federal do Piauí. Analisa a contribuição da formação continuada dos profissionais do ensino médio, face aos desafios da educação integral, integrada, para as práticas curriculares e pedagógicas. Para ser desenvolvida contou com a participação de professores e coordenadores pedagógicos da rede de ensino do Estado do Piauí. O referencial teórico metodológico configura-se como Qualitativa do tipo Estudo de Caso. A opção pela abordagem qualitativa justifica-se porque se aplica ao objeto de estudo, visto que possibilita uma visão sistêmica, dos sujeitos implicados no processo. O interesse da pesquisadora deriva do ingresso no magistério público, quando se deparou pela primeira vez com dificuldades em relação ao currículo do ensino médio, acentuando-se quando compôs a equipe da Gerência de Ensino Médio na sede da Secretaria Estadual de Educação. Essas inquietações deram origem à questão norteadora do estudo: Como a formação continuada dos profissionais do ensino médio tem contribuído para consolidação das práticas curriculares e pedagógicas diante dos desafios da educação integral, integrada? Tendo como objetivo geral analisar a contribuição da formação continuada dos profissionais do ensino médio, face aos desafios da educação integral, integrada, para o desenvolvimento das práticas curriculares e pedagógicas. E para garantir o estudo das diferentes variáveis que implicam na compreensão de um ambiente educativo, definiu-se como objetivos específicos: a) identificar a percepção dos professores sobre a formação continuada na escola e a educação integral, integrada; b) refletir sobre as práticas curriculares e pedagógicas desenvolvidas pelos professores do Ensino Médio em escolas de tempo integral; c) estabelecer interfaces entre a formação continuada, as práticas pedagógicas e o desempenho da escola. Teoricamente fundamentam-se além de documentos disponibilizados nos sites do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Ministério da Educação e Secretaria Estadual da Educação, em estudiosos que debatem a educação na perspectiva da formação integral, tais como, Coelho (2009), Giroux(1997), Macedo (2007), Morin(2003, 2009, 2011), Perrenoud (1997), Sacristán(2000), Veiga (2010), dentre outros. Para produção das informações os procedimentos metodológicos adotados foram o questionário e a entrevista realizada nas escolas. Para a organização das informações e sua análise, utilizou-se como orientação teórica a categorização e Análise de Discurso, pautadas na leitura das obras de Bardim (2011), Oliveira (2007) Orlandi (2012), Pêcheux (2012), entre outros. Os resultados apontam para a compreensão de que as iniciativas de formação continuada desenvolvidas no período 2009-2015, da implantação e implementação dos CEMTI, foram executadas de forma fragmentada. Outro aspecto observado é rotatividade de professores em escolas, ocasionando a descontinuidade de projetos pedagógicos e de formação, dificultando a integração da equipe nas escolas, visto que, o percentual de professores substituídos é elevado. Conclui-se que a formação continuada dos profissionais do ensino médio, frente aos desafios da educação integral, integrada, ampliando as possibilidades de reflexão sobre a formação dos profissionais que atuam no ensino médio e, contribuindo para mudanças significativas na prática pedagógica desenvolvidas na escola e na organização curricular.

Presidente - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Externo à Instituição - MARIA TERESA RIBEIRO PESSOA - UC