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Banca de DEFESA: VILMARA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VILMARA DA SILVA
DATA: 24/02/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Defesa -CCE
TÍTULO:

O ensino primário piauiense nos anos de 1930 a1940: o currículo como fonte de renovação da instrução pública.


PALAVRAS-CHAVES:

Fontes documentais; Ensino primário; Currículo.


PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

A presente pesquisa investiga por meio dos fatos históricos referentes à educação piauiense e o processo de renovação da escola primária piauiense, situando em relação à modernização educacional que ocorria em nível nacional. Selecionamos como fonte de pesquisa, as Leis e os Decretos do legislativo piauiense. Tem como objetivo geral: Analisar a constituição do currículo do ensino primário piauiense nos anos 1930 a 1940 à lus da legislação educacional; como objetivos específicos: 1) levantar fontes documentais sobre a instrução primária do Piauí entre os anos de 1930 a 1940; 2) caracterizar o currículo do ensino primário no período referido; 3) investigar o currículo ancorado nos ideias da Escola Nova, com essa finalidade pretende-se no campo empirico encontrar respotas para a seguinte perguntanorteadora desta pesquisa: como se constituiu o currículo do ensino primário do Piauí entre os anos de 1930 a 1940? O aporte teórico da pesquisa está ancorado em autores da Nova História  como: Burke (1992,2008); Le Goff (2001), na historiografia regional a fundamentação foi feita a partir de Brito (1996), Ferro (1996) Lopes (1996, 2001, 2005) Martins (2009), na Escola Nova com: Azevedo (2010), Nagle (1976), entre outros, que contribuíram significativamente para a elaboração do trabalho. As fontes utilizadas para a pesquisa foram: documentos oficiais disponíveis no Arquivo Público de Teresina (Casa Anísio Brito). Estas fontes permitiram evidenciar o pensamento educacional que estava veiculado através da legislação de ensino, em especial nas escolas primárias. Os resultados obtidos foi possível observar várias reformas de ensino sendo prescritas em documentos legais e administrativos, onde a renovação escolar foi constituída por um projeto político de cunho social civilizador, que pretendia conduzir a nação, a modernização e a educação do povo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
Interno - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Externo ao Programa - 2184886 - EDNA MARIA MAGALHAES DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - ODALÉIA ALVES DA COSTA - CEFET-MA
Notícia cadastrada em: 21/01/2016 17:54
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