Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVIA MARIA OLIVEIRA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SILVIA MARIA OLIVEIRA DE SOUZA
DATA: 12/02/2016
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO:

Avaliação dos impactos do Programa Mais Educação na Rede Pública Municipal de Ensino de Aldeias Altas-MA

PALAVRAS-CHAVES:

Programa Mais Educação; Avaliação de Política; Educação Integral; Política Pública

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Sistemas Educacionais

Este trabalho apresenta uma avaliação dos impactos causados pelo do Programa Mais Educação – PME no cotidiano das escolas públicas municipais do município de Aldeias Altas, estado do Maranhão. Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter qualitativo e quantitativo que especificamente procurou descrever o processo de implantação do Programa Mais Educação na rede pública municipal de ensino de Aldeias Altas-MA; caracterizar os atores envolvidos no Programa Mais Educação da rede pública municipal de ensino de Aldeias Altas-MA; analisar a compreensão que os sujeitos envolvidos no Programa Mais Educação têm quanto a proposta de educação integral e avaliar o funcionamento do Programa Mais Educação em Aldeias Altas-MA de acordo com as diretrizes do programa. Como referencial metodológico, o estudo adotou o modelo analítico do ciclo de política de Stephen Ball e Richard Bowe, por ser um referencial analítico que propicia a investigação dos processos pelos quais as políticas educacionais são formuladas e implementadas e por sua preocupação com as consequências das políticas em termos de justiça social. Para realização do trabalho empírico, adotamos a técnica da entrevista semiestruturada para captação das opiniões dos sujeitos investigados quanto a avaliação do Programa Mais Educação, o que eles tinham a dizer sobre o Programa enquanto política pública para melhoria da qualidade da aprendizagem dos beneficiários. Esses sujeitos foram selecionados através de uma amostra não-probabilística do tipo por conveniência ou acidental que considerou 10 sujeitos da equipe gestora escolar, sendo 4 coordenadores e 6 diretores, mais 10 professores, 06 mães de alunos, totalizando um universo de 26 sujeitos. O campo ou o locus foi a rede pública municipal de ensino de Aldeias Altas, estado do Maranhão, compreendida entre outras instituições, pelo seu universo de escolas onde tem implantado o Programa Mais Educação. A seleção ou escolha das escolas foi feita considerando um quantitativo de 06 escolas da rede pública onde funciona o Programa Mais Educação, sendo 05 da área urbana e 01 da área rural. As técnicas e instrumentos utilizados nesta pesquisa foram a entrevista semiestruturada e diário de campo. Após os dados coletados seguiu-se com a análise e interpretação dos dados a partir da análise de conteúdo e nesta a análise categorial, apoiando-se em Bardin. Nos achados do estudo foi detectado que a implementação do Programa não vem acontecendo seguindo todas as orientações dos formuladores da política, expressas nos documentos oficiais e assim algumas limitações foram observadas como: o não atendimento pelo Programa de todos os alunos, o não atendimento de alunos com necessidades especiais, espaços físicos insuficientes e inadequados para o funcionamento das oficinas, grau de satisfação e insatisfação de alguns beneficiários e implementadores da política, entre outras observações.

Presidente - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 1287708 - ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ
Externo ao Programa - 2174183 - CLEANIA DE SALES SILVA