Banca de DEFESA: MARIA GORETI DA SILVA SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA GORETI DA SILVA SOUSA
DATA: 24/02/2016
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação/Centro de Ciências da Educação
TÍTULO:

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E A CONSTRUÇÃO E (RE) CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES: trajetórias narradas no contexto da formação inicial de professores

PALAVRAS-CHAVES:

Formação de professores. Estágio Supervisionado. Saberes docentes. Narrativas.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Teorias da Instrução

Esta pesquisa de doutorado tem como objeto de estudo o estágio curricular supervisionado como espaço de construção e (re)construção dos saberes docentes. Investigado a partir do problema: O estagio curricular supervisionado oportuniza a construção e reconstrução de saberes docentes no contexto da formação inicial de professores no curso de Pedagogia? Com essa indagação se supõe que esse contexto de formação constitui-se em espaço de saberes profissionais, realizado pelo discente, por meio de sua atuação em situações reais de trabalho realizado nas escolas públicas sob a responsabilidade e a coordenação dos diferentes sujeitos das instituições de ensino. Defende-se a tese de que: O estágio curricular supervisionado na formação inicial de professores, aliado/articulado a diferentes situações formativas que envolvem as relações com os saberes, com os pares e com a realidade das práticas de ensinar, oportuniza a construção e (re)construção de saberes da profissão docente. Para o desenvolvimento da pesquisa, estabelece como objetivo geral: Analisar o estágio curricular supervisionado como espaço de construção e (re)construção de saberes docentes no contexto da formação inicial de professores no curso de Pedagogia, seguido dos específicos: Descrever aspectos legais do estágio curricular supervisionado enfatizando o estágio do curso de Pedagogia da UFPI; Construir o perfil biográfico e formativo das interlocutoras da pesquisa; identificar saberes da profissão docente construídos no decorrer da formação inicial de professores; Compreender a construção dos saberes docentes a partir do estágio curricular supervisionado no curso de Pedagogia. O referencial teórico e metodológico seguem as abordagens de Benjamin (1993), Fairclough (2001), Gauthier (2006), Garcia (1999), Josso (1988, 2004), Nóvoa (1995, 1998), Passeggi (2012), Pimenta (2001), Pimenta e Lima (2004) Pimenta; Anastasiou (2002), Tardif (2002), Ricouer (2007, 2010), entre outros. A abordagem metodológica pauta-se nos fundamentos da pesquisa narrativa analisada à luz da análise de discurso. O memorial de formação e o questionário foram os instrumentos utilizados no contato com as oito interlocutoras da pesquisa, discentes do curso de Pedagogia do CCE – Campus Ministro Petrônio/UFPI. Nos eventos singulares das histórias narradas pelas interlocutoras, ficou claro a vinculação do eu singular ao eu social, até mesmo na escolha do curso de Pedagogia. A desvalorização social da profissão docente pesa na decisão de quem vai escolher essa profissão. Há também uma forte influência de familiares e de amigos nessas escolhas, bem como o leque de oportunidades que o curso de Pedagogia está oferecendo nos espaços não escolares que, na concepção de algumas interlocutoras, oferece mais status. Os resultados confirmam a tese e evidenciam que o estágio curricular supervisionado como espaço de construção e (re)construção de saberes docentes no curso de formação inicial de professores insere-se em um importante espaço de formação profissional quando articulado com diferentes situações formativas. As constatações enunciam ainda que se repensem as relações que se estabelecem nos diferentes espaços educativos de atuação desse futuro profissional, haja vista que o pedagogo tem no contexto atual um leque de opções para desenvolver uma prática educativa e o curso de pedagogia ainda não consegue abarcar concretamente essas dimensões formativas quer sejam por questões administrativas e/ou pedagógicas.

Externo à Instituição - ANA MARIA IORIO DIAS - UFC
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL